Segunda-feira, 18 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 19 de novembro de 2015
Considerada referência mundial na linha de aços especiais, a usina da Gerdau em Charqueadas (RS), que conta com parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para aprofundar conhecimentos técnicos, tem nos estudos realizados pela universidade oportunidades de otimizar sua produção. Pesquisas relacionadas à redução de perdas no processo de fabricação do aço, ao aumento de desempenho dos produtos e de novas empregabilidades para coprodutos, além de contribuírem para maior competitividade do negócio, são valiosas fontes de iniciativas de inovação.
A parceria teve início nos anos 90, envolvendo dezenas de alunos e professores da graduação e da pós-graduação da UFRGS. “Além de ser uma oportunidade para identificar novas soluções para a empresa a partir de aprofundamentos técnicos, a parceria contribui para que os alunos tenham a oportunidade de desenvolver soluções que podem se tornar referência no segmento do aço”, afirma Maurício Metz, gerente Executivo da planta de Charqueadas.
A contribuição da academia tem sido significativa para a unidade. Até o momento, já foram desenvolvidos mais de 40 projetos, dos quais três estão em andamento. Com o apoio das pesquisas, já foi possível para a usina, por exemplo, utilizar modelamentos matemáticos e físicos para a otimização de processos como o de desgaseificação a vácuo, de lingotamento contínuo, de conformação mecânica a quente, de laminação e de tratamentos térmicos que permitiram obter ganhos em qualidade, custos e produtividade.