Localizado na esquina das avenidas Plínio Brasil Milano e Augusto Meyer, no bairro Higienópolis (Zona Norte), o Largo Melvin Jones passou por vistoria final pela prefeitura de Porto Alegre no na tarde desta segunda-feira (17). A área tem 2 mil metros-quadrados e será utilizada como um espaço público de lazer e eventos.
Agora o espaço poderá voltar a ser usado pela população, com destinação a food trucks, eventos e lazer, com um novo gramado, cuidados com a arborização e nova iluminação. De acordo com a administração municipal, também haverá maior segurança aos frequentadores.
Por meio da Secretaria Municipal de Parcerias (SMP), a construtora Cyrela financiou a obra, por meio de doação, além de adotar o espaço juntamente com a praça Alberto Ramos (ao lado do Largo) por um período de dois anos.
Antes ocioso, o local passou por um processo de revitalização, fiscalizado por técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus). A parceria – com possibilidade de prorrogação – garantirá serviços como manutenção dos equipamentos, corte de grama e limpeza.
Além do prefeito Sebastião Melo, compareceram àvisita secretários municipais e técnicos responsáveis pela revitalização do espaço. O chefe do Executivo se manifestou:
“Aqui era um local que antes estava cheio de sujeira e agora viverá outra realidade, com food trucks, towner de cachorro-quente, música e muita vida urbana. Agradecemos aos parceiros por nos ajudarem a construir uma cidade melhor”.
O titular da Smamus, Germano Bremm, acrescentou: “Esse espaço emblemático e conhecido pelos porto-alegrenses merecia um novo uso, com um projeto de qualificação garantindo o melhor aproveitamento dessa área pública, gerando maior qualidade de vida e qualificação da paisagem urbana”.
“É um importante ganho para a cidade firmarmos mais essa parceria com a iniciativa privada, trazendo uma área totalmente revitalizada sem custos aos cofres públicos”, finalozou o diretor de parcerias, Pedro Meneguzzi.
Restinga
Na Zona Sul, o bairro Restinga receberá na tarde do próximo sábado (22) o 2° Congresso Popular de Educação para a Cidadania. O evento terá apresentações artísticas e dinâmicas de grupo, no Centro Infanto Juvenil Monteiro Lobato (rua Carlos Niederauer Hofmeister nº 962). As inscrições podem ser realizadas até esta quarta-feira (19), por meio de link no site prefeitura.poa.br.
A reunião será promovida pelos coletivos POA Inquieta, POntA Cidadania e Grupo de Trabalho InComunidades do Movimento Porto Alegre Cidade Educadora. O encontro surgiu com o objetivo de funcionar como espaço plural para o debate e integração de agentes da sociedade que entendem a educação como um pilar de mudança e acesso.
O primeiro Congresso foi realizado em agosto de 2022, em espaços das vilas Planetário, Bom Jesus e Morro da Cruz. Mais de 700 pessoas participaram em 25 rodas de conversa sobre eixos temáticos de Empreendedorismo, Educação e Inclusão Social e Educação Ambiental.
Em 2023, o primeiro e segundo pré-congressos tiveram como locais a Associação de Moradores do Conjunto Residencial Rubem Berta (Amorb) e no Espaço Cultural da comunidade do Quilombo do Areal da Baronesa (entre os bairros Cidade Baixa, Menino Deus e Praia de Belas).
(Marcello Campos)