Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 6 de agosto de 2020
Governador apresentou o aplicativo Dados do Bem, ferramenta desenvolvida por médicos, pesquisadores e cientistas
Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio PiratiniComo parte do programa Testar RS, que está ampliando o número de testes diários de RT-PCR no Estado, o governo gaúcho assinou, nesta quinta-feira (06), um termo de cooperação com o Idor (Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino).
O objetivo é organizar os postos de testagem para Covid-19 e o uso do aplicativo do projeto Dados do Bem tanto para coleta quanto para processamento de informações, incluindo o resultado dos testes.
Segundo o governo do Estado, a parceria garantirá que o Rio Grande do Sul coloque em prática uma das estratégias consideradas mais eficazes em países que conseguiram controlar a pandemia de coronavírus: a ampliação da testagem da população gaúcha com o rastreamento de casos.
“Até lançarmos o programa do Testar RS, o Estado fazia, em média, mil exames diários de RT-PCR. Agora, vamos para 8 mil por dia, mas não vamos apenas ampliar a testagem. Estamos dando mais um passo para intensificar o rastreamento. Com a parceria do Instituto D’Or, além de testar pessoas sintomáticas, faremos busca ativa dos contactantes dos casos positivos. Utilizando o Dados do Bem, poderemos identificar dinâmicas de transmissão do coronavírus e entender como a pandemia de Covid-19 evolui”, destacou o governador Eduardo Leite, ao anunciar a parceria em transmissão ao vivo pelas redes sociais.
O Dados do Bem é uma ferramenta que foi desenvolvida por médicos, pesquisadores e cientistas. Ele usa inteligência de dados e mapeamento para analisar a evolução da imunidade na população. Com isso, consegue identificar dinâmicas de transmissão do coronavírus e entender como a pandemia de Covid-19 evolui no Estado.
“Essas informações baseadas em ciência e inteligência nos ajudarão a tomar as medidas mais adequadas a cada situação para frear o avanço da doença no Rio Grande do Sul”, complementou o governador.
A partir do termo de cooperação, o Idor se comprometeu a disponibilizar gratuitamente o uso do aplicativo ao governo gaúcho, fornecendo todos os dados e suporte técnico para sua utilização e operação.
À Secretaria de Saúde, caberá a operação dos postos de testagem e a disponibilização de testes, insumos e profissionais habilitados para a realização dos exames, de acordo com os critérios e protocolos médicos definidos pelas autoridades governamentais competentes.
Clique aqui para baixar o aplicativo Dados do Bem.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul