Terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
25°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Parceria com a ONU promove inserção laboral e integração social de migrantes e refugiados no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Na unidade FGTAS Porto Alegre Centro, os migrantes já contam, semanalmente, com atendimento multilíngue e especializado

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Na unidade FGTAS Porto Alegre Centro, os migrantes já contam, semanalmente, com atendimento multilíngue e especializado. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A FGTAS (Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social) e a ONU Migrações firmam parceria para cooperação nas ações relacionadas ao projeto Oportunidades e à inserção laboral e integração social de migrantes e refugiados no Rio Grande do Sul.

O serviço gratuito de intermediação de mão de obra é prestado, diariamente, em todas as agências FGTAS/Sine, mas, na unidade Porto Alegre Centro, os migrantes já contam, semanalmente, com atendimento multilíngue e especializado. Essa modalidade de atendimento funciona, atualmente, por meio de projeto piloto, que será estendido para cidades-polo do interior do estado em breve.

A parceria viabilizará ainda a realização de feirão de empregos, compartilhamento de dados e informações e capacitações para os servidores das agências sobre documentação e integração dos migrantes e refugiados.

Ao todo, somente em 2022, 3.980 migrantes foram cadastrados nas agências FGTAS/Sine no RS. Desse total, 54,5% são homens e 45,4%, mulheres; 48,4% têm nacionalidade venezuelana e 17,2%, haitiana. Com relação à faixa etária, 28% têm entre 30 e 39 anos; 25%, 18 a 24 anos; 18,7%, 25 a 29 anos; 16%, 40 a 49 anos; e 9,4%, 50 a 64 anos. Em relação à escolaridade, 50,7% têm Ensino Médio completo; 18,3%, Fundamental completo e 5,8%, Superior completo.

Entre as agências FGTAS/Sine que se destacam no atendimento aos migrantes está Tapejara. Em 2022, a unidade encaminhou 329 migrantes para oportunidades de emprego. As ocupações com os maiores números de encaminhamentos foram: alimentador de linha de produção (205), faxineiro (43), motorista de caminhão (19) e ajudante de motorista (16). Já os setores econômicos com as maiores quantidades de encaminhamentos foram: indústria (65,6%), comércio (21,2%) e serviços (11,8%).

Projeto Oportunidades – Integração no Brasil

Visa impulsionar a integração econômica de venezuelanos e migrantes de países vizinhos em situação de vulnerabilidade no Brasil. Envolve ações de acesso ao mercado de trabalho, cursos de português, capacitação profissional e fomento ao empreendedorismo. É financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e implementado em parceria com o setores público e privado, agências da ONU e sociedades de acolhida.

OIM

Estabelecida em 1951, a OIM, Agência da ONU para as Migrações, é o principal organismo intergovernamental no campo da migração. Contando com 174 estados-membros, oito estados observadores e escritórios em mais de 100 países, a OIM dedica-se a promover uma migração segura, ordenada e digna.

FGTAS

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social é a instituição executora das políticas públicas de trabalho, emprego e desenvolvimento social do RS, vinculada à Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Vendas de Natal no Brasil têm tímido crescimento de 0,4%
Confira os locais de vacinação contra a Covid-19 e a gripe nesta terça-feira em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/parceria-promove-insercao-laboral-e-integracao-social-de-migrantes-e-refugiados-no-rio-grande-do-sul/ Parceria com a ONU promove inserção laboral e integração social de migrantes e refugiados no Rio Grande do Sul 2022-12-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar