Ícone do site Jornal O Sul

Paris 2024: Marta é expulsa, Brasil perde por 2 a 0 para a Espanha, mas avança às quartas de final no futebol feminino

Seleção Brasileira aguarda definição dos outros dois grupos para saber se conseguirá classificação. (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

O Brasil foi derrotado por 2 a 0 pela Espanha nessa quarta-feira (31), em Bordeaux, na França. pela terceira e última rodada da fase de grupos do futebol feminino na Olimpíada de Paris. Mesmo com a derrota, a Seleção se classificou para as quartas de final da competição.

No sábado (3), às 16h, a equipe comandada por Arthur Elias enfrenta as donas da casa. A classificação do Brasil ocorreu apenas pelas vitórias dos Estados Unidos e da Alemanha, que venceram Austrália e Zâmbia, respectivamente, nos dois jogos do Grupo B, válidos pela última rodada da fase de grupos.

A Canarinho precisava que as duas seleções vencessem para avançar. Por conta disso, os três pontos conquistados da vitória contra a Nigéria foram suficientes para a classificação da Seleção como uma das melhores terceiras colocadas. Com a derrota para as atuais campeãs mundiais, a equipe de Arthur Elias encerrou a primeira fase na terceira posição do Grupo C.

A derrota para a Espanha pode ter marcado a despedida da rainha Marta da Seleção Brasileira . Expulsa ainda no primeiro tempo, a camisa 10 terá que cumprir suspensão nas quartas de final diante da França. Aos 50 minutos da etapa inicial, Marta disputou a bola na entrada da área e acabou levantando demais o pé, acertando a cabeça da capitã  espanhola Olga Carmona. O árbitro norueguês Espen Eskas expulsou a brasileira imediatamente, e a atleta deixou o campo chorando sendo consolada pelas atletas das duas equipes.

Antes dos Jogos Olímpicos, Marta, que está com 38 anos, havia dito em entrevista à CNN Brasil que este seria seu último ano na Seleção Brasileira. Com seis Olimpíadas no currículo, a camisa 10 do Brasil tem duas medalhas de prata, conquistadas em Atenas 2004 e Pequim 2008. Em Paris, o Brasil busca o primeiro ouro no futebol feminino.

Com superioridade numérica, a Espanha, que foi amplamente superior na primeira etapa, encaixou seu jogo e facilmente chegava ao gol defendido por Lorena. Aos 22 minutos do segundo tempo, Mariona Caldentey cruzou da esquerda, a goleira brasileira espalmou para o meio da área após desvio na zaga e a atacante Athenea não teve trabalho para empurrar para o fundo do gol.

Já nos minutos finais, Alexia Putellas, eleita duas vezes a melhor do mundo, chutou de fora da área e marcou um golaço para fechar a vitória espanhola por 2 a 0.

 

 

Sair da versão mobile