Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 29 de julho de 2024
Após a atleta Ana Carolina Vieira revelar que fez uma denúncia de assédio na Seleção, o COB (Comitê Olímpico do Brasil) abriu uma investigação para apurar o ocorrido. Assim que tiveram ciência do vídeo postado pela atleta, os dirigentes do comitê entraram em contato com a sede da entidade no Brasil para checar com o compliance em que pé está essa denúncia e como está o andamento do processo.
A ideia dos responsáveis pelo Comitê é entender se realmente existiu essa denúncia e saber como está a apuração do caso – se já foi encerrado ou se continua em investigação. Por se tratar de um processo sigiloso, o COB ainda não tem conhecimento total sobre o assunto, a não ser pelo vídeo postado pela atleta nas redes sociais.
No domingo, após ter sido expulsa da delegação brasileira de natação, Ana Carolina Vieira se pronunciou sobre sua punição, se defendeu da situação e também aproveitou o desabafo para afirmar que já fez uma denúncia de assédio aos canais do COB, mas que nada foi feito.
“Não tive acesso a nada, não consegui falar com ninguém. Ela (a funcionária) me mandou entrar em contato com os canais do COB, mas como vou falar com o COB, sendo que já fiz uma denúncia de assédio dentro da seleção e nada foi resolvido? Assim, espero que vocês consigam se conter um pouco que eu vou falar tudo com os advogados. Prometo falar tudo, mas é isso. Estou bem, estou triste, mas estou com o coração em paz. Sei quem eu sou, sei do meu caráter, sei da minha índole e é isso que me conforta. Espero ainda poder defender a natação brasileira feminina, só peço tempo e um pouco de paciência”, finalizou.
Entenda o caso
Dois atletas da natação brasileira foram punidos no domingo pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) por atos de indisciplina, no segundo dia de competição dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos receberam penalidades por deixarem a Vila Olímpica sem autorização durante a noite da última sexta-feira.
Segundo Gustavo Otsuka, chefe da equipe brasileira de natação, os dois atletas foram pegos pelo Comitê Olímpico do Brasil pelas postagens feitas nas redes sociais durante a saída, na última sexta-feira.
“Todos sabem que viemos trabalhar, e trabalhar pelo Brasil, não para passeio de férias, nem para brincar, viemos trabalhar pelo Brasil”, disse Gustavo Otsuka, chefe de equipe de natação.
Além do ocorrido, a atleta Ana Carolina contestou decisão técnica tomada pela comissão da Seleção Brasileira de Natação de forma desrespeitosa e agressiva, segundo o Comitê Olímpico do Brasil. Por isso, ela foi desligada da delegação dos Jogos de Paris e retornará ao Brasil imediatamente, embarcando ainda hoje. Por outro lado, Gabriel Santos foi punido apenas com a pena de advertência. As informações são do jornal O Globo.