Os Jogos Olímpicos de Paris já estão a todo vapor e contam com uma série de novos talentos, incluindo alguns dos atletas mais jovens da história da competição. Entre eles, destacam-se a chinesa Zheng Haohao e a tailandesa Vareeraya Sukasem, as mais novinhas da edição desse ano, que competem no skate. Mas, muitos outros nomes se destacam pelas habilidades e pouca idade, como a brasileira Rayssa Leal e a japonesa Yoshizawa. Conheça alguns dos atletas mais jovens que foram à Olimpíada de 2024 e saiba um pouco sobre a sua história.
– Zheng Haohao (11 anos): A skatista Zheng Haohao, de apenas 11 anos, é a mais jovem atleta feminina dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Representando a China, Zheng fez sua estreia olímpica em Tóquio, em 2021. Nascida em 2013, a garota começou a andar de skate muito jovem e rapidamente ganhou destaque nos campeonatos. Ela está entre os atletas mais novos a participar das Olimpíadas na história – mas o grego Dimitrios Loundras (1885-1970) ainda é o atleta mais jovem a ter disputado a competição, com apenas 10 anos, em 1896.
– Vareeraya Sukasem (12 anos): A tailandesa Vareeraya Sukasem tem apenas 12 anos na categoria skate street. Ela é a mais nova da sua categoria.
– Heili Sirvio (13 anos): Representando a Finlândia, Heili Sirvio, de 13 anos, compete no skate park. Ela é a atleta mais jovem da história do seu país a participar das Olímpiadas.
– Fay De Fazio Ebert (14 anos): Também competindo na categoria skate park, Fay De Fazio Ebert, de 14 anos, representa o Canadá. Ela entrou em sua primeira grande competição aos 9 anos – a etapa de Montreal da Vans Park Series. Em julho de 2019, estreou no Campeonato Mundial de Skate em setembro de 2019.
– Chloe Covell (14 anos): Representando a Austrália, Chloe Covell, de 14 anos, é uma atleta para ficar de olho. No skate street, ela começou a andar de skate por volta dos 8 anos e tem se destacado em competições internacionais desde então.
– Yoshizawa Coco (14 anos): Do Japão, Yoshizawa Coco, de 14 anos, compete no skate street. Ela pegou o primeiro lugar na série qualificatória, que ocorreu em Budapeste, em junho.
– Kokona Hiraki (15 anos): Competindo no skate park, a japonesa Kokona Hiraki, de 15 anos, é campeã mundial em 2023 e atual vice-campeã olímpica.
– Rayssa Leal (16 anos): Representando o Brasil, Rayssa Leal, de 16 anos, ganhou destaque global através do poder dos vídeos virais e das redes sociais, sendo conhecida como Fadinha. Nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021, ela ganhou a medalha de prata e se tornou uma das mais jovens medalhistas olímpicas da história.
Após conquistar o bronze no skate street em Paris 2024, Rayssa Leal se tornou a atleta mais jovem a vencer medalhas em dois Jogos Olímpicos diferentes.