Terça-feira, 29 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Olimpíada Paris 2024: tenista espanhol Rafael Nadal perde nas duplas com Alcaraz e dá adeus aos Jogos Olímpicos

Compartilhe esta notícia:

Os fãs do tênis podem não ver mais o brilhante Rafael Nadal em ação nos torneios oficiais. (Foto: Reprodução)

Os fãs do tênis podem não ver mais o brilhante Rafael Nadal em ação nos torneios oficiais. Nessa quarta-feira (31), o ex-número 1 do mundo caiu nas duplas ao lado do prodígio Carlos Alcaraz, se despedindo dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 nas quartas de final. Após a queda, com 6/2 e 6/4 diante dos norte-americanos Austin Krajicek e Rajeev Ram, o experiente espanhol falou em tom de aposentadoria.

“Uma etapa terminou. Falei que ia jogar até os Jogos e hoje acabou. Preciso ir para casa e analisar friamente o que vou fazer e o quanto quero fazer. Quando eu souber a decisão, avisarei”, discursou Nadal, que vem sofrendo com os problemas clínicos e físicos ao longo dos últimos anos.

Assim que terminou o jogo contra Krajicek e Ram, Alcaraz abraçou o ídolo e saíram de quadra celebrando o que pode ser o último ato juntos. O jovem concretizou o sonho de disputar uma medalha ao lado do veterano de 38 anos. Nadal ergueu as mãos aos céus agradecendo e aplaudiu o público que o ovacionava. O semblante, emocionado, era de certeza de missão cumprida.

Em sua última partida olímpica – ganhou a medalha de ouro em Pequim-2008 em simples e em 2016 nas duplas ao lado de Marc Lopez -, Nadal vibrou bastante a cada ponto e apresentou a mesma luta e garra por cada bola. Apesar de toda a luta, os americanos foram melhores e conseguiram duas quebras no primeiro set. No segundo, também aproveitaram um break point para fechar o jogo.

O site olímpico agradeceu Nadal pelas grandes apresentações ao longo desses 16 anos disputando Jogos. Um pequeno tributo para um dos grandes nomes do tênis. O espanhol imaginava fechar sua história com mais uma medalha no peito, mas a missão era dura diante dos ex-líderes do ranking.

Paris-2024 foi a quarta Olimpíada de Nadal, que soma dois ouros, um nas simples e outro nas duplas. A estreia aconteceu em Atenas, na Grécia, há 20 anos. De lá pra cá, o espanhol só não disputou os Jogos de Londres, em 2012, e Tóquio, em 2021, contundido.

Curiosamente, a primeira derrota de Nadal nos Jogos foi para uma dupla de brasileiros. Em 2004, o mineiro André Sá e o paulista Flávio Saretta superaram o Rei do Saibro, então aos 18 anos de idade, 70º do mundo e sem nenhum Grand Slam no currículo, e Carlos Moyá , ex-número 1 do planeta e há anos o técnico de Nadal, por 7/6 e 6/1. A parceria brasileira, no entanto, perdeu na rodada seguinte: 6/3 e 6/4 para Kevin Ullyet e Wayne Black, de Zimbábue.

Quatro anos depois, em Pequim, Nadal estreou nas simples e com o pé direito: conquistou o ouro, derrotando, na final, o chileno Fernando Gonzáles. Nas semis, quem ficou pelo caminho foi Djokovic, seu algoz na capital francesa.

Nas duplas em Pequim, em 2008, Nadal jogou ao lado de Tommy Robredo, mas caiu nas oitavas de final (segunda rodada), superado pelos australianos Chris Guccioni e Llleyton Hewitt: 6/2 e 7/5.

O ex-número 1 do mundo subiu ao degrau mais alto do pódio nas duplas olímpicas no Rio-2016. Ao lado de Marc Lopez, o triunfo na decisão foi sobre os romenos Florin Mergea e Horia Tecau, por 6/2, 3/6 e 6/4.

Também no Rio de Janeiro, 12 anos após o revés para Saretta e Sá, Nadal cruzou com outro brasileiro, só que nas simples. Thomaz Bellucci foi um duro adversário nas quartas de final, e só foi batido de virada, por 2/6, 6/4 e 6/2. As informações são dos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Olimpíada

Paris 2024: Bia Ferreira vai à semifinal do boxe e garante mais uma medalha para o Brasil na Olimpíada
Paris 2024: manifestações políticas e religiosas estão proibidas na Olimpíada: Rayssa pode ser punida por frase cristã em Libras? Entenda
https://www.osul.com.br/paris-2024-tenista-espanhol-rafael-nadal-perde-nas-duplas-com-alcaraz-e-da-adeus-aos-jogos-olimpicos/ Paris 2024: tenista espanhol Rafael Nadal perde nas duplas com Alcaraz e dá adeus aos Jogos Olímpicos 2024-07-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar