A Defesa Civil e a prefeitura de Maceió (AL) informaram neste domingo (10) que parte da mina da Braskem com risco de colapso na cidade sofreu um rompimento que pôde ser percebido em um trecho da Lagoa Mundaú, no bairro do Mutange. Não houve feridos.
O local está sendo monitorado. A mina e todo o seu entorno estão desocupados desde o primeiro aviso de risco de colapso na região. O coordenador da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, descartou o risco de novos rompimentos na área.
“Não existe o risco de ser ampliado o rompimento, pelo contrário, agora vai entrar em um ritmo de desaceleração. O que aconteceu já estava dentro da área de previsão. Foi algo isolado e as outras áreas que estão sendo monitoradas por sensores não apresentaram nenhuma alteração. Pela imagens, foi uma medição pequena”, disse Nobre.
De acordo com o coordenador, os técnicos estão avaliando os danos ambientais causados pelo rompimento de parte da mina. “Podemos dizer que houve um tremor pequeno, mas isso foi antes do rompimento. Agora, vamos continuar monitorando a área e avaliar os danos ambientais. Reforçar também para as pessoas ficarem longe do local.”
O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, conhecido como JHC, afirmou que a Defesa Civil da cidade ressalta que “a mina e todo o seu entorno estão desocupados e não há qualquer risco para as pessoas”.
No dia 29 de novembro, a prefeitura de Maceió decretou situação de emergência por risco iminente de colapso da mina, que é uma das 35 que a Braskem mantém na região para extração de sal-gema.
Braskem
A Braskem divulgou um comunicado sobre o rompimento da mina. “Às 13h15 deste domingo, câmeras que monitoram o entorno da cavidade 18 registraram movimento atípico de água na lagoa Mundaú, no trecho sobre esta cavidade. Toda a área, que vem sendo monitorada nos últimos dias, já estava isolada. Movimento semelhante ocorreu por volta das 13h45. O sistema de monitoramento de solo captou a movimentação por meio de DGPS instalados na região. As autoridades foram imediatamente comunicadas, e a Braskem segue colaborando com elas”, diz o texto.