Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 20 de fevereiro de 2019
Referência nacional quando o assunto é chocolate caseiro, a Região das Hortênsias (Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula), na Serra Gaúcha, abriga as principais marcas deste segmento no país. São mais de 50 empresas fabricantes de chocolate caseiro.
E o mercado está aquecido para o período de Páscoa em 2019. A previsão é de um aumento de 8% na produção de chocolates para o período. Serão aproximadamente 1.200 toneladas de chocolate caseiro (1.200.000 kg) produzidos e distribuídos em unidades de venda de todo o país. O setor deve ainda chegar ao número de 2.200 vagas diretas de emprego, um aumento de 10% com relação ao ano passado. Os números são confirmados por Altanisio Ferreira de Lima, chocolateiro fundador da Chocolate Gramadense e presidente da Achoco (Associação das Indústrias de Chocolate de Gramado).
Uma das molas propulsoras para este aumento na produção, e consumo do chocolate, é o Chocofest. Tradicional e mais popular evento de Páscoa do Brasil, o Chocofest na Magia da Páscoa deve receber mais de 150 mil turistas de todo o país em Nova Petrópolis este ano, de 11 a 21 de abril.
Na última edição foram mais de 100 mil visitantes de todo o Brasil em duas semanas de evento. Em 2019, o Chocofest virá maior, com mais atrações transformando a cidade em um grande cenário de encantamento e mundo de personagens e doces. Desfiles, decoração nas ruas, Exposição de Ovos Gigantes, Shows e Espetáculos Infantis, Caça ao Ninho, Fábrica de Ovos, muitos doces, guloseimas e chocolate, além de centenas de atrações que devem movimentar a cidade serrana.
O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Nova Petrópolis e realização da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis. A organização é da Rossi & Zorzanello – Eventos e Empreendimentos.Nova Petrópolis, conhecida como a Capital Nacional do Cooperativismo e famosa por suas malhas, Festival do Folclore e colonização alemã, é considerada o novo polo turístico do Rio Grande do Sul.