Segunda-feira, 28 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 10 de agosto de 2023
Entre os livros do escritor, destacam-se os romances "A Região Submersa", "O Amor de Pedro por João", "Os Varões Assinalados" e "Netto Perde Sua Alma"
Foto: Reprodução de vídeoA Câmara Rio-Grandense do Livro anunciou, na manhã desta quinta-feira (10), o patrono da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre. O escolhido para suceder ao poeta Carlos Nejar no posto é o escritor e cineasta Tabajara Ruas.
Nascido em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, Marcelino Tabajara Gutierrez Ruas completa 81 anos nesta sexta-feira (11). Ele cursou arquitetura na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e estudou cinema na High School de Vejle, na Dinamarca.
Entre os seus livros, destacam-se os romances “A Região Submersa”, “O Amor de Pedro por João”, “Os Varões Assinalados” e “Netto Perde Sua Alma”, adaptado para o cinema e vencedor de 14 prêmios em festivais nacionais e internacionais.
Entre 1971 e 1981, Tabajara Ruas ficou exilado no Uruguai, no Chile, na Argentina, na Dinamarca, em São Tomé e Príncipe e em Portugal devido à sua atuação política na ditadura militar.
Tabajara disse que ser patrono da Feira do Livro de Porto Alegre “é o sonho de todo escritor gaúcho”. O evento será realizado de 27 de outubro a 15 de novembro na Praça da Alfândega, no Centro da Capital.
Voltar Todas de Feira do Livro