Sábado, 11 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 15 de maio de 2022
A eleição de Dantas ocorreu de forma indireta na Assembleia Legislativa
Foto: Assembleia Legislativa de Alagoas/DivulgaçãoO deputado estadual Paulo Dantas (MDB) foi eleito governador de Alagoas, neste domingo (15), em uma votação indireta realizada na Assembleia Legislativa do Estado para um mandato-tampão que vai até 31 de dezembro.
Ele tem como vice José Wanderley Neto (MDB), que exerceu o cargo na primeira gestão do ex-governador Teotônio Vilela Filho (PSDB). A chapa vencedora recebeu 21 votos. O Legislativo estadual tem 27 deputados. Outras três chapas receberam um voto cada.
Natural de Maceió, o novo governador é produtor rural, formado em administração de empresas. Ele exercia o mandato de deputado estadual desde 2019.
A eleição indireta ocorreu porque o então governador Renan Filho (MDB) renunciou ao cargo no dia 2 de abril, já na reta final do mandato, para concorrer ao Senado no pleito de outubro.
Além disso, o vice-governador eleito em 2018, Luciano Barbosa (MDB), renunciou ao cargo em 2020 para assumir a prefeitura de Arapiraca. O próximo na linha sucessória, o presidente da Assembleia Legislativa alagoana, deputado estadual Marcelo Victor (MDB), não quis assumir a função no Executivo.