A pavimentação da ERS-373, entre Santa Maria do Herval e a localidade de Serra Grande, em Gramado, na Serra Gaúcha, foi retomada e deve ser concluída até o fim deste ano. As obras encurtarão em 20 quilômetros o trajeto entre Porto Alegre e o município turístico da Região das Hortênsias.
Os serviços são executados pelo Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem) e contam com investimentos de R$ 27,6 milhões do Plano de Obras 2021-2022 do governo do Estado.
“É uma obra aguardada há décadas e que certamente impulsionará o turismo do nosso Estado”, disse o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella. “Com a ERS-373 inteiramente pavimentada, conseguiremos reduzir em 20 quilômetros o percurso entre a Região Metropolitana e Gramado, fornecendo uma alternativa às rodovias ERS-239 e ERS-115, que passam por Taquara e Três Coroas. Será um benefício também à agricultura de Santa Maria do Herval, que contará com uma via em melhores condições para o transporte da produção”, explicou.
Segundo o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, a meta, até dezembro, é pavimentar os 10 quilômetros restantes do total de 17,2 quilômetros do trecho. “Os trabalhos começaram em janeiro, com os levantamentos preliminares, e, agora, ocorre a limpeza da estrada para posterior realização de drenagem, seguida de terraplenagem e pavimentação”, disse.