Seguradoras do País já receberam pedidos de indenização por conta da tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul que somam cerca de R$ 6 bilhões, disse o presidente da CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras), Dyogo Oliveira, nesta quarta-feira (25).
As estimativas apontam que o montante de pedidos de indenização poderá alcançar até R$ 8 bilhões, afirmou o executivo, citando que ainda faltam ser contabilizados alguns sinistros no segmento de grandes riscos.
“O maior volume de pedidos até agora envolve os segmentos de veículos e residencial e habitacional”, disse ele a jornalistas. “Os grande riscos envolvem obras de infraestrutura e seguros empresariais e ainda talvez faltem números a serem contabilizados. Mas a imensa maioria dos demais já foram computados e até pagos”, acrescentou.
Oliveira citou estimativas de autoridades do Estado que indicam que a reconstrução do Rio Grande do Sul vai demandar cerca de 100 bilhões de reais, porém, menos de 10% disso está segurado.
A CNseg atualizou suas projeções para o setor de seguros brasileiro em 2024 nesta quarta-feira. A entidade estima que a arrecadação do setor será 11% maior este ano, um ponto percentual acima da revisão das projeções apresentadas em junho, mas 0,7 ponto percentual abaixo da previsão divulgada em dezembro.