A morte de Edson Arantes do Nascimento foi confirmada há um ano. Nesta sexta-feira (29), o Rei do Futebol recebeu homenagens do time que projetou sua carreira, o Santos, e da Conmebol. O dia 29 de dezembro de 2022 marcou o fim da vida de Pelé, vítima da falência múltipla de órgãos pela progressão de um câncer no cólon e infecção respiratória. Ele ficou um mês internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde morreu aos 82 anos.
Após sua partida, Pelé virou nome de estádio em Três Corações (MG), cidade onde o Rei nasceu. Também batizou avenidas Brasil afora, como a Radial Oeste, no entorno do Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. E foi eternizado na língua portuguesa, ao se tornar verbete no dicionário Michaelis, depois de uma campanha da Pelé Foundation e do Santos.
O clube do litoral paulista, que projetou a carreira de Pelé, relembrou, em postagem nas redes sociais, a trajetória do maior de todos os tempos.
“29 de dezembro de 2022. A data que ninguém gostaria de lembrar, mas que deve ser reverenciada. O mundo chorava por um homem e a imortalidade se tornava real. Símbolo de genialidade, de excelência, de perfeição. A história marcada por 1.116 jogos, os 1.091 gols, os 45 títulos pelo Santos FC. Com um simples apelido, um número 10 nas costas e assim se tornou o maior de todos os tempos. Um Rei para sempre”.
Pelé também foi homenageado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Pelo X, a Conmebol publicou uma ilustração de Pelé com a camisa verde e amarela, coroa e troféus, incluindo as taças do tricampeonato da Copa do Mundo conquistadas pelo jogador.
“Um ano sem o eterno rei! Pelé deu vida à camisa 10, transcendeu fronteiras e mudou a história do futebol. Sua genialidade em campo mostrou ao mundo o melhor do talento sul-americano. Inigualável. Incomparável. O dono de um legado único e imortal”, afirma a publicação.
A Fifa também fez uma publicação: “Pelé. Um ano desde que nos despedimos de uma lenda”. Na última segunda (25), a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que institui o dia 19 de novembro oficialmente como Dia do Rei Pelé. A data foi escolhida por ser a data que Pelé marcou seu milésimo gol, em 1969, em jogo do Santos contra o Vasco, no Maracanã.