Segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
31°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Pelo menos 60% dos chamados ao Samu em Porto Alegre não eram passíveis de atendimento

Compartilhe esta notícia:

Pedido de informação fora do contexto de urgência e emergência é segundo maior motivo dos contatos

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Pedido de informação fora do contexto de urgência e emergência é segundo maior motivo dos contatos (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) registrou 14.833 ligações recebidas em junho, das quais apenas 34%, ou 5.044 chamados, viraram realmente atendimentos.

Os outros 66% dividiram-se em pedidos de informação fora do contexto de urgência e emergência em saúde (3.418 = 23,04%), ligações por engano (2.237 = 15,08%), ligações interrompidas (2.179 = 14,69%), chamadas repetidas – quando mais de uma pessoa liga para o mesmo fato (817 = 5,51%), trotes (650 = 4,38%) e fora da área de abrangência do Samu (408 = 2,75%).

O número total de ligações foi 19% menor na comparação com maio, quando o serviço recebeu 18.395 chamados, dos quais 3.572 por pedidos de informação fora do contexto de urgência e emergência (19,40%), segundo maior motivo dos contatos.

“Nesses casos, as pessoas ligam para o 192, mas na verdade querem falar com outros serviços de emergência, como Bombeiros ou Brigada Militar”, diz a enfermeira coordenadora do Núcleo de Educação Permanente, Ana Carolina Stein.

Ao entrar em contato com o serviço, é importante saber que o Samu atende situações de risco de vida. Para outras informações não relacionadas ao tema, o 192 não deve ser acionado, pois isso pode prejudicar o atendimento de quem precisa.

Aplicativo – É possível acionar o serviço por aplicativo no celular, denominado Chamar 192, disponível nos sistemas Android ou IOS. Após baixar o aplicativo, a pessoa deve fazer um cadastro informando os dados solicitados, que ficarão à disposição para ligações futuras, agilizando o atendimento. O aplicativo oferece a opção de escolha caso o chamado seja para outra pessoa.

Como utilizar o Samu de forma correta:

– Confirme se outra pessoa já não realizou o chamado para o 192.
– Diga ao telefonista o endereço completo, indicando pontos de referência (escolas, cruzamentos, supermercados, igrejas, etc.).
– Não desligue a ligação. Você falará com um médico em seguida.
– Diga seu nome e o que está vendo. Responda com calma às perguntas do médico.
– Em caso de acidente de trânsito, indique quantas vítimas há no local e se existe alguém preso no interior do veículo. Siga as orientações do médico enquanto aguarda a chegada do socorro. Peça para outra pessoa sinalizar para a ambulância quando o veículo estiver chegando ao local.
– Qualquer nova informação, ligue novamente para o 192 e relate as mudanças ocorridas.

Números de emergência:

Bombeiros – 193
Brigada Militar – 190
Defesa Civil – 199
EPTC – 118
Fala Porto Alegre – 156
Polícia Civil – 197
Polícia Rodoviária Federal – 191
Polícia Federal – 194
Samu – 192

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

População mundial deve chegar a 8 bilhões de pessoas em novembro
Bolsonaro diz que acordo para comprar diesel da Rússia está “quase certo”
https://www.osul.com.br/pelo-menos-60-dos-chamados-ao-samu-em-porto-alegre-nao-eram-passiveis-de-atendimento/ Pelo menos 60% dos chamados ao Samu em Porto Alegre não eram passíveis de atendimento 2022-07-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar