Terça-feira, 22 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Pequenas indústrias estão pessimistas com o final do ano, diz pesquisa

Compartilhe esta notícia:

Para 46% das empresas do setor, a tendência é de piora nos negócios na comparação com o mesmo período de 2019

Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Os dados constam no Boletim de Trabalho do RS, divulgado nesta quarta-feira. (Foto: Ricardo Giusti/PMPA)

As micro e pequenas indústrias estão pessimistas com o final deste ano. Para 46% das empresas do setor, a tendência é de piora nos negócios na comparação com o mesmo período de 2019.

Os dados integram a nova pesquisa do Simpi (Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias do Estado de São Paulo), realizada em parceria com o Datafolha. Em relação ao levantamento anterior, houve um aumento do pessimismo. Na pesquisa realizada 15 dias antes da atual, 41% das companhias projetavam uma piora dos negócios em relação a 2019.

A pesquisa também apontou uma queda no otimismo nesse período. Passou de 24% para 21%. O Simpi ainda revelou que 76% das companhias tiveram algum fornecedor ou cliente que faliu ou entrou em recuperação judicial. Esse número tem crescido semanalmente. Em junho, eram 42%.

Os empresários do setor ainda reclamam de falta de crédito e do aumento do custo da matéria-prima e dos insumos. De acordo com a pesquisa: 78% das empresas afirmaram que têm acesso a crédito, e apenas 13% estão com capital de giro novo. 91% das companhias sentiram aumento de preço de matérias-primas, enquanto 77% reportaram falta de insumo nos fornecedores.

Apesar do pessimismo dos micro e pequenos empresários, os dados da produção industrial apurados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que o setor já se recuperou das perdas provocadas pela crise do coronavírus. Em outubro, a produção industrial brasileira cresceu 1,1% na comparação com setembro, com o setor cravando a sexta alta seguida.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Agência reguladora dos Estados Unidos aprova uso emergencial da vacina da Pfizer
Mega-Sena pode pagar R$ 40 milhões neste sábado
https://www.osul.com.br/pequenas-industrias-estao-pessimistas-com-o-final-do-ano-diz-pesquisa/ Pequenas indústrias estão pessimistas com o final do ano, diz pesquisa 2020-12-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar