Domingo, 12 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 23 de março de 2022
Os dados fazem parte da pesquisa sobre Hábitos de Consumo, elaborada pela Comissão de Combate à Informalidade da Fecomércio-RS
Foto: ReproduçãoMais de 35% dos gaúchos admitem comprar produtos piratas, sendo que 32,2% indicam TV por assinatura. Esse comportamento de consumo leva em conta o preço do produto (78,2%), apesar da metade dos consumidores (50,67%) relatarem resultados negativos com a baixa qualidade dos produtos, falta de garantir (8,36%) e a impossibilidade de troca do produto (3,23%).
Os dados fazem parte da pesquisa sobre Hábitos de Consumo, elaborada pela Comissão de Combate à Informalidade da Fecomércio-RS, no mês de fevereiro deste ano.
Em contrapartida, 41,51% disse que não consome mercadorias do mercado informal; 20,89% não tem certeza e apenas 2,43% afirmou nunca ter comprado produtos piratas na vida.
Dos piratas mais comprados, 32,2% é TV por assinatura seguido por 31% de eletrônicos e roupas em terceiro lugar (28,7%). O ticket médio gasto pelos consumidores de pirataria é de R$ 175,00 e os entrevistados afirmaram que acreditam que o motivo dos originais serem mais caros são os impostos elevados (60,65%).
“Com esses e mais dados apontados pela pesquisa temos as informações necessárias para planejar e executar ações contra a pirataria que tanto prejuízo traz para a economia, especialmente para nosso setor.
As pessoas que responderam à pesquisa sinalizaram algumas ideias para solucionar o problema como a redução da carga tributária sobre os produtos legais (80,59%), educação (36,25%), conscientização da população sobre os prejuízos causados pela pirataria (29,65%) e emprego (29,25%), entre outras”, afirmou o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.
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