Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Pesquisa Ipea aponta diminuição em índices de desigualdade no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Foram levantados mais de 200 indicadores de 211 países, extraídos de bancos de dados oficiais. (Foto: Agência Brasil)

A desigualdade por cor e sexo diminuiu no Brasil. É o que afirma o Radar IDH-M, estudo divulgado nesta terça-feira (16), pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O levantamento tem base no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M).

A escala utilizada foi de 0 (baixo desenvolvimento) até 1 (alto desenvolvimento). A parti dessa base, a pesquisa apontou que o IDH-M da população branca caiu de 0,819 para 0,817 de 2016 para 2017, enquanto o da população negra aumentou de 0,728 para 0,732, ainda apontando 0,085 de desigualdade entre as raças. Os brancos ganham cerca de duas vezes mais que os negros: R$ 1.144,76 contra R$ 580,79.

Apesar de apresentar alguma melhora, ele não foi de todo positivo, pois ainda demonstra grande diferença quando a análise é de renda, cenário em que mulheres e negros saem prejudicados. “Este foi um bom resultado porque mostra uma redução da desigualdade em função da cor do indivíduo. No entanto, notamos que a diferença continua muito grande”, disse o diretor de Estudos e Políticas Regionais Urbanas e Ambientais do Ipea, Aristides Monteiro Neto.

Na questão da rende entre os gêneros também diminui a diferença de 0,160 para 0,154, porque o índice de renda dos homens caiu de 0,818 para 0,814 e o das mulheres subiu de 0,658 para 0,660. De acordo com Monteiro Neto, é um “dado interessante, porém trágico”, por mostrar como o IDH-M das mulheres, apesar de “bastante superior em educação e longevidade, é pior quando relativo a renda”.

Com o cenário encontrado, os pesquisadores do Ipea orientaram ao governo que dê atenção às políticas sociais, em especial às que visam a qualidade da educação, uma vez que foram essas políticas que “atenuaram os efeitos negativos” de um período de crises econômica e internacional.

O estudo completo divulgado pelo Ipea pode ser acessado no site.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

ParkShopping Canoas espera crianças com brincadeiras, espetáculos e desfiles na semana de Páscoa
Otelio Drebes lança 2º edição do Prêmio Fala, Professor!
https://www.osul.com.br/pesquisa-ipea-aponta-diminuicao-em-indices-de-desigualdade-no-brasil/ Pesquisa Ipea aponta diminuição em índices de desigualdade no Brasil 2019-04-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar