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Brasil Pesquisa mostra que 67% das rodovias brasileiras têm problemas

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Levantamento avaliou 111.502 quilômetros da malha pavimentada

Foto: Agência Brasil
Levantamento avaliou 111.502 quilômetros da malha pavimentada (Foto: Agência Brasil)

Levantamento da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) revela que 67,5% das rodovias brasileiras têm extensão classificada como regular, ruim ou péssima, enquanto 32,5% foram classificadas como ótimas ou boas. A entidade avaliou que esses percentuais indicam uma relativa estabilidade no estado geral da malha rodoviária brasileira em comparação com os resultados do ano anterior, que apresentavam, respectivamente, 66% e 34% para os mesmos níveis de classificação.

Esses dados fazem parte da 26ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias, divulgada em parceria com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte nesta quarta-feira (29). O estudo deste ano avaliou 111.502 quilômetros de rodovias pavimentadas, correspondendo a 67.659 quilômetros da malha federal e 43.843 quilômetros dos principais trechos estaduais.

A classificação do estado geral considera três características da malha rodoviária: pavimento, sinalização e geometria da via. São levadas em conta variáveis como condições do pavimento, das placas, do acostamento, de curvas e de pontes.

Em 2023, 56,8% do pavimento, 63,4% da sinalização e 66% da geometria dessas vias foram avaliados como regulares, ruins e péssimos, percentuais que se aproximam dos registrados no ano anterior: 55,5%, 60,7%, 63,9%, respectivamente.

“A realidade que o estudo expõe reforça o que a CNT vem defendendo há anos: a necessidade de continuar mantendo investimentos perenes e que viabilizem a reconstrução, a restauração e a manutenção das rodovias”, disse a CNT, em nota.

“Os investimentos em infraestruturas, no Ploa [Projeto de Lei Orçamentária Anual] de 2024, sofreram uma redução de 4,5% no volume de recursos para o setor em relação ao autorizado no orçamento para infraestrutura de transporte em 2023. Diante desse cenário, a CNT trabalha para viabilizar um aumento na dotação, por meio de emendas para intervenções prioritárias em 2024, em consonância com as prioridades do transporte e da logística do país”, informou a CNT.

Vigilância

A pesquisa mostra que a falta de qualidade da pavimentação das rodovias impacta no preço do frete e, consequentemente, no preço dos produtos para o consumidor final. “Sem rodovias de qualidade, o consumo de combustível fóssil e a emissão de gases também aumentam. Esses prejuízos são calculados no âmbito da sustentabilidade, por meio do desperdício de óleo diesel”, explica a entidade.

A estimativa da CNT é que, este ano, 1,139 bilhão de litros de diesel sejam consumidos de forma desnecessária pela modalidade rodoviária do transporte nacional. A queima dessa quantidade de combustível fóssil deve resultar na emissão de 3,01 milhões de toneladas de gases poluentes na atmosfera.

Público × privado 

Os principais pontos críticos registrados nas rodovias brasileiras, e citados pela CNT, incluem quedas de barreiras, erosões nas pistas, buracos grandes, pontes caídas e pontes estreitas. “Tratam-se de problemas na infraestrutura que interferem na fluidez dos veículos, oferecendo riscos à segurança dos usuários, aumentando significativamente a possibilidade de acidentes e gerando custos adicionais ao transporte”, alerta.

Dentre as intervenções classificadas como prioritárias pela entidade, estão a eliminação de 2.684 pontos críticos, sendo 207 quedas de barreiras; cinco pontes caídas; 504 erosões nas pistas; 1.803 unidades de coleta com buracos grandes; 67 pontes estreitas; e 62 outros tipos de pontos críticos que possam atrapalhar a fluidez da via.

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https://www.osul.com.br/pesquisa-mostra-que-67-das-rodovias-brasileiras-tem-problemas/ Pesquisa mostra que 67% das rodovias brasileiras têm problemas 2023-11-29
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