Sexta-feira, 11 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 2 de setembro de 2015
Costuma ser agressivo no trânsito? Além do risco de se envolver em acidentes ou arranjar briga, esse tipo de motorista também se mostra pouco atraente, principalmente para mulheres, revelou o estudo de uma ONG britânica dedicada à segurança no trânsito.
A pesquisa expôs os entrevistados a vídeos que mostravam ultrapassagens proibidas, carros subindo em canteiros e reações agressivas de motoristas, entre outras situações. Eles também assistiram a cenas que mostravam bons condutores.
No teste, 84% das entrevistadas demonstraram desaprovação a cenas de mau comportamento contra 28% dos homens. Foram entrevistados 50 homens e mulheres com idades entre 20 e 30 anos.
Veja os 5 comportamentos que mulheres acharam menos atraentes:
– ultrapassagem proibida
– agressividade no trânsito
– estacionar mal
– mandar mensagens no celular enquando dirige
– manobrar no meio da rua para mudar de direção
E os 5 comportamentos que homens acharam menos atraentes:
– manobrar no meio da rua para mudar de direção
– tirar selfie no trânsito
– mandar mensagens no celular enquando dirige
– dirigir no sentido errado da rotatória
– estacional mal
Para entender o que deixa os motoristas menos atraentes aos olhos de homens e mulheres, a psicóloga comportamental Jo Hemmings e o Institute of Advanced Motorists mediram reações físicas como batimentos cardíacos, expressão facial e corporal e dilatação da pupila, entre outros indicadores.
Na lista dos 5 comportamentos que tornam motoristas menos atraentes, a das mulheres é encabeçada por questões de agressividade e infração de trânsito, enquanto a dos homens tem mais itens ligados a distração. Hemmings disse que homens reagiram de forma diferente das mulheres às cenas de mau comportamento, algumas vezes rindo ou demostrando incredulidade, “indicando que o homens responderam com menos maturidade emocional do que as mulheres, que franziram a testa e balançaram a cabela em desaprovação”. Em vez de demonstrar estresse, a linguagem corporal dos homens mostrou frustração diante de exemplos de má direção. (AG)