Domingo, 29 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 20 de julho de 2016
Metade dos brasileiros é contra a realização da Olimpíada no Brasil, 40% são favoráveis e 9% são indiferentes, mostrou a pesquisa Datafolha, divulgada ontem.
De acordo com o levantamento, realizado de 14 a 15 de julho em 171 municípios de todo o País, a reprovação de 50% dobrou em relação ao levantamento realizado em junho de 2013. Naquela época, 25% dos brasileiros se opunham aos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.
A aversão ao megaevento é maior entre os moradores das regiões Sul e Sudeste, entre pessoas com mais instrução e com renda familiar mensal de cinco a dez salários mínimos. Entre os mais instruídos, a reprovação chega a 56%. Por outro lado, entre os mais jovens (49%), os moradores da região Norte (52%) e a população do Nordeste (54%) estão as taxas mais altas de apoio.
Para 63% dos entrevistados, os jogos trazem mais prejuízos do que benefícios. A pesquisa abordou itens como segurança pública e transportes. Em todos, prevaleceu a avaliação de que a Olimpíada será mais motivo de vergonha do que orgulho. Para 57%, a segurança representará mais vergonha do que admiração e 32% citou o inverso. O Datafolha fez 2.792 entrevistas, com pessoas acima de 16 anos. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. (AG)