Ícone do site Jornal O Sul

Pesquisa sobre preços no supermercado revela desafio para Lula

O levantamento ouviu 2.018 eleitores em 26 Estados e no Distrito Federal. (Foto: Freepik)

Um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas mostra que 65,7% dos brasileiros acreditam que os preços no supermercado aumentaram depois que Lula voltou ao Palácio do Planalto.

Os que acreditam que os produtos ficaram mais baratos somam 11,6% e 2,1% não responderam. Para 20,6% dos entrevistados, os preços dos alimentos “ficaram como estavam” quando Lula subiu a rampa.

O levantamento ouviu 2.018 eleitores em 26 estados e no Distrito Federal. Tal amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de 2,2 pontos percentuais para os resultados gerais.

A pergunta feita pelos entrevistadores foi a seguinte:

“Pelo que o(a) Sr(a). sabe ou pôde perceber, depois que o presidente Lula voltou a governar o Brasil, os preços dos produtos no supermercado aumentaram, diminuíram ou ficaram como estavam?”

Ao longo dos meses de 2024, o percentual de brasileiros que acreditavam que os preços haviam abaixado diminuiu. Em janeiro de 2024, o número representava 27,1% e em 2025, caiu para 11,6%.

O mesmo aconteceu com o que disseram que os valores “ficaram como estavam”: de 22,1% no mesmo período do ano passado para 20,6% em janeiro deste ano.

O Paraná Pesquisas também questionou os entrevistados sobre a situação financeira com a volta do presidente Lula ao governo.

Para 41,5% dos entrevistados, a situação financeira segue igual com Lula no Planalto. Os que consideram que afirmam ter piorado financeiramente com o petista no governo somam 33,2% enquanto 23,9% acreditam que tiveram melhora na economia pessoal com Lula no comando do País. As informações são da Revista Veja.

Inflação

A inflação fechou 2024 com alta de 4,83%, acima do teto da meta. O grupo “alimentação e bebidas” foi o que teve o maior impacto sobre a inflação no ano, com alta de 7,69%.

O ponto se torna sensível especialmente após uma campanha eleitoral repleta de promessas de “picanha e cervejinha” para a população. Pesquisas encomendadas pelo governo mostram que o principal motivo de mau humor com o presidente é o preço da comida. A despeito de explicações que envolvem itens complexos como a alta do dólar, Lula vem cobrando alternativas. Por isso, o tema tem sido tratado como prioridade no Ministério da Agricultura. As informações são do Jornal O Globo.

Sair da versão mobile