A SMDET (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo) deu início a um projeto para mapear o perfil de turistas e promover os atrativos turísticos da Capital. Com uso de inteligência artificial, a prefeitura fará a captação de dados do turismo em tempo real por 12 meses.
O objetivo do projeto é orientar a gestão pública no desenvolvimento de políticas, planos e projetos de estruturação do segmento. Por meio da coleta de dados, a intenção é contribuir para a transformação de Porto Alegre em um destino turístico inteligente.
Foram instaladas dez placas de informação turística, distribuídas na Praça da Alfândega, Praça da Matriz, Parque Pontal, Redenção, Mercado Público, Aeroporto Internacional Salgado Filho, Estação Rodoviária, 4º Distrito/Instituto Caldeira, Trecho 2 da Orla e Casa de Cultura Mario Quintana. O material conta com um QRCode para o cidadão ou turista ter acesso ao aplicativo Smart Tour. O aplicativo apresenta um roteiro do ponto turístico em português, espanhol e inglês, além de registrar, através de um questionário, informações e experiências dos usuários.
A titular da SMDET, Júlia Evangelista Tavares, destaca a importância da tecnologia como uma solução pioneira para monitorar a transformação do município em um DTI (Destino Turístico Inteligente). “O mundo vive em constante transformação impulsionado pela tecnologia, e o turismo não fica de fora das inovações. A secretaria está sempre atenta às novas ferramentas e plataformas digitais que estão redefinindo a forma como os serviços de turismo são oferecidos e consumidos”, avalia.
Os dados estatísticos e georreferenciados serão compilados e analisados trimestralmente pela Smart Tour por um período de um ano. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo terá acesso ao fluxo turístico em tempo real, dados de perfil e comportamento do visitante. Serão entregues, também, avaliações sobre a qualidade dos serviços ofertados pelo município, além de outros indicadores turísticos.
“O programa Smart Tour irá nos ajudar a elaborar e a traçar o perfil do turista que está em Porto Alegre. Desse modo, poderemos tomar decisões sobre o que precisa ser melhorado na cidade”, finaliza o diretor de Turismo da SMDET, Luiz Armando.