Quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 1 de junho de 2021
A prefeitura de Porto Alegre abre nesta quarta-feira (2) a vacinação contra o coronavírus para as pessoas em situação de rua. Equipes da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) farão abordagens e orientações aos indivíduos desse segmento em vulnerabilidade – será solicitada a apresentação documento de identificação ou cópia – para quem não tiver, basta informar o número do CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS).
Com previsão de 3 mil doses para esse segmento populacional, a aplicação dos imunizantes terá três endereços, com diferentes faixas de horários, até o final da semana que vem.
– Centro-Sul (8h-10h30min): Sociedade Esportiva, Recreativa, Cultural e Comunitária Ervino de Assis (SER Assis) – Avenida Vicente Monteggia nº 2.709 – Vila Nova;
– Sul: (10h30min ao meio-dia): posto de Saúde da avenida Wenceslau Escobar nº 2.442 – bairro Tristeza;
– Centro (9h-16h): Escola Municipal Porto Alegre (EPA) – Rua Washington Luiz nº 203, bairro Centro Histórico.
Já para as demais regiões distritais de saúde, o início da imunização de pessoas em situação de rua ainda depende da chegada de novas doses do imunológico.
Parcerias
Na Escola do Centro Histórico, o procedimento será realizado pela equipe do chamado “Consultório na Rua”. Durante a manhã, haverá apresentação cultural no pátio, a cargo do projeto “Acústico Ilê Mulher” e com a participação de educadores sociais e usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos POP Rua, da Fasc.
A iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) conta com apoio da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e da rede alimentícia Oderich, que doou 3 mil unidades de álcool-gel para distribuição após a aplicação da vacina. A Associação Brasileira de Odontologia também doou kits de saúde bucal.
(Marcello Campos)