Quarta-feira, 30 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 2 de outubro de 2015
A companhia japonesa que comercializa o robô doméstico Pepper, o primeiro fabricado em série capaz de se comunicar com pessoas e interpretar suas emoções, advertiu que ele não pode ser usado para praticar sexo.
O gigante das telecomunicações Softbank incluiu essa advertência nas condições de uso do robô. A empresa também alertou sobre as possíveis sanções legais para os usuários que descumpram essas condições. A companhia lançou no mercado o autômato no último mês de junho por um preço de 213 mil ienes (cerca de 7,1 mil reais).
O robô “com coração” – segundo definem seus desenvolvedores SoftBank Mobile e o fabricante francês de robótica Aldebaran Robotics – tem uma altura de 120 centímetros e conta com articulações superiores e cabeças móveis, assim como rodas.
O primeiro lote do equipamento concebido para uso doméstico, de 1 mil exemplares, se esgotou em apenas um minuto após ser lançado no Japão. Além de se comunicar verbalmente, o robô é capaz de ler emoções humanas graças a seus sensores e câmeras e pode compartilhar suas experiências e aprender novas funções por meio de sua conexão permanente à nuvem.
Em setembro, uma campanha da ativista Kathleen Richardson pedia a proibição de robôs sexuais ao alegar que eles reforçam estereótipos sobre relacionamentos baseados apenas em sexo.