Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 22 de setembro de 2020
O repasse do reajuste ao consumidor final, nos postos de combustíveis, depende dos donos dos estabelecimentos
Foto: Agência BrasilA Petrobras aumenta em 4%, nesta quarta-feira (23), o preço da gasolina nas refinarias. O reajuste interrompe uma sequência de três quedas no valor do combustível. Já o diesel não sofre alterações, conforme a estatal.
Apesar da elevação, o valor da gasolina nas refinarias segue 13,4% abaixo dos preços máximos de 2020, registrados no começo do ano, quando o combustível era vendido nas refinarias da Petrobras a R$ 1,9173 por litro.
Os preços caíram a partir de março, em meio aos impactos da pandemia de coronavírus sobre o mercado de petróleo e combustíveis, e chegaram a mínimas abaixo de R$ 1 por litro em meados de abril, antes de voltarem a subir.
A Petrobras defende que a sua política de preços tem como base a paridade de importação, o que leva em conta fatores como as cotações do petróleo no mercado internacional e o câmbio.
O repasse dos reajustes ao consumidor final, nos postos de combustíveis, depende dos donos dos estabelecimentos, que consideram fatores como a margem de lucro e a incidência de impostos.