Ícone do site Jornal O Sul

Pfizer pede registro de nova vacina para covid-19 contra duas variantes

Proposta da empresa norte-americana é o uso da nova vacina bivalente como dose de reforço para pessoas acima de 12 anos. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que recebeu nesta sexta-feira (19), um pedido da Pfizer para autorização de uso emergencial para uma nova vacina contra a Covid-19. A proposta da empresa é o uso da vacina como dose de reforço para pessoas acima de 12 anos.

Segundo nota da agência, a nova vacina é do tipo bivalente, ou seja, age contra duas cepas do coronavírus. “Nesse caso, a vacina é constituída de uma mistura da cepa original usada na vacina Comirnaty e da cepa Ômicron, subvariante BA.1”, explica a nota.

A Pfizer já possui registro para a vacina Comirnaty, em uso no Brasil, desde 23 de fevereiro de 2021. A Comirnaty é indicada para imunização da faixa etária a partir de 5 anos de idade. Ainda segundo a Anvisa, há um pedido de ampliação de uso para crianças entre 6 meses e 4 anos de idade, apresentado no início do mês e que está em análise.

A Anvisa tem 30 dias para concluir sua avaliação.

Sair da versão mobile