Terça-feira, 19 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 18 de abril de 2019
O meia brasileiro Philippe Coutinho utilizou sua conta no Instagram para quebrar o silêncio e mandar um recado após a polêmica que se envolveu nesta semana. Ao marcar um golaço na vitória por 3 a 0 sobre o Manchester United, pelas quartas de final da Liga dos Campeões, ele colocou os dedos no ouvido e acabou sendo acusado de provocar seus críticos na Espanha – torcedores e parte da imprensa. No post, Coutinho afirmou que jamais desrespeitou alguém.
“Na minha vida eu nunca desrespeitei ninguém, dentro ou fora do futebol. Nunca devemos ouvir as pessoas que nos desmotivam, porque seus discursos apenas vão nos desviar do foco real que deveríamos tomar”, escreveu Coutinho em seu post.
O gesto de Coutinho causou polêmica na Espanha. Os jornais especulam para quem Coutinho direcionava suas palavras. O jogador não deu entrevistas, e a análise unânime da atitude é de que o brasileiro tenha dado uma resposta a alguns torcedores que o vaiavam nos últimos jogos no Camp Nou e parte da imprensa, que o criticava. No entanto, o “Sport”, de Barcelona, não aliviou para o camisa 7. Chamou o ato de “falta de respeito” aos torcedores.
Questionado sobre o episódio, o técnico do Barcelona, Ernesto Valverde, tentou se esquivar. Mas ressaltou que é preciso saber conviver com a pressão no clube.
“Eu não vi, não sei o que aconteceu. Eu fico com o golaço que ele marcou. Se foi injusto? Tem que ver, temos que saber que estamos em um clube onde o nível de exigência é muito alto, onde tem que ganhar tudo, onde existe uma grande carga midiática ao redor e todos estamos sujeitos a essa crítica. Sabemos o mundo em que estamos, mas tampouco podemos exigir que Coutinho esteja marcando gols permanentemente”, declarou o treinador.
Interesse em outro brasileiro
Com as atuações no Everton e na Seleção brasileira, o atacante Richarlison, ex-Fluminense, chamou a atenção do Barcelona. Segundo o jornal espanhol Marca, o clube catalão estaria disposto a negociar o jogador na próxima janela europeia e ele viria como um ‘complemento’ a Luis Suárez, que já afirmou ter dificuldades para atuar em todos os jogos.
Segundo a publicação, o Barça vem acompanhando o brasileiro há algum tempo e suas características, como a sua versatilidade de jogar ou como centroavante ou pelos lados do campo, animam o clube. “Richarlison se mantém como uma das opções em vigor dentro da lista dos futuros reforços”.
Ainda assim, a matéria afirma que sua contratação não será fácil, visto que a operação não ficará abaixo de 50 milhões, “apesar das excelentes relações entre Barcelona e Everton”. O clube inglês desembolsou 45 milhões de libras (R$ 223 milhões) para contratá-lo, na cotação da época. Além disso, o jornal atenta para o fato de que Richarlison não possui passaporte europeu, sendo encaixado na categoria de jogador extracomunitário, número já excedente no Barcelona. O jogador já atuou em 32 partidas do Campeonato Inglês e marcou 12 gols.