Domingo, 05 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 5 de maio de 2024
Além de bombeiros, estão a caminho uma aeronave, três pick-ups e dois barcos.
Foto: Lauro Alves/SecomO governo do Piauí divulgou, neste domingo (5), que o Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMEPI) está à disposição para juntar-se à força tarefa humanitária no Rio Grande do Sul, que enfrenta os efeitos de temporais e registrou 66 mortes até este domingo.
Ao todo, foram disponibilizados 10 bombeiros militares, além de equipamentos e veículos – uma aeronave, três pick-ups e dois barcos – para atender às vítimas do desastre.
Segundo o governo, o gabinete de gestão de crises do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom) tem sido responsável pela coordenação do envio de efetivo e de recursos dos demais estados.
Em comunicado divulgado no sábado (4), o presidente da Ligabom, coronel Washington Luiz Vaz, explicou a importância dessa organização.
“O envio excessivo de recursos de forma não organizada pode sobrecarregar o estado afetado e acabar por prejudicar a operação. Além disso, o tempo do desastre que assola o Rio Grande do Sul não tem previsão de encerramento, sendo possível e provável a necessidade de revezamento”, explicou.
Portanto, o CBMEPI aguarda orientações da Ligabom para o envio de recursos e de efetivo para o Rio Grande do Sul.
Nordeste
Outros Estados do Nordeste se mobilizam para enviar brigadistas e equipamentos para o Rio Grande do Sul, conforme nota publicada pelo Consórcio Nordeste, que informou a mobilização de recursos humanos, materiais e de equipamentos.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul