Domingo, 22 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 1 de dezembro de 2022
O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no País
Foto: Marcello Casal Jr./Agência BrasilO PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil cresceu 0,4% no terceiro trimestre deste ano na comparação com os três meses imediatamente anteriores, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (1º) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esse é o quinto trimestre consecutivo de alta da atividade econômica do País.
Com esse resultado, o PIB chegou ao maior patamar da série histórica, iniciada em 1996, e ficou 4,5% acima do patamar pré-pandemia, registrado no quarto trimestre de 2019.
Frente ao mesmo trimestre de 2021, o PIB cresceu 3,6%. No acumulado nos quatro trimestres, terminados em setembro, a atividade econômica cresceu 3% frente aos quatro trimestres imediatamente anteriores. O acumulado do ano foi de 3,2% frente ao mesmo período de 2021.
Em valores correntes, o PIB no terceiro trimestre de 2022 totalizou R$ 2,544 trilhões. Pela ótica da oferta, o destaque ficou com o setor de serviços, que avançou 1,1%. Já a indústria cresceu 0,8%, e a agropecuária recuou 0,9%.
No setor de serviços, que responde por cerca de 70% da economia, os destaques foram informação e comunicação (3,6%), com a alta dos serviços de desenvolvimento de software e internet, atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (1,5%) e atividades imobiliárias (1,4%).
O segmento outras atividades de serviços (1,4%), que inclui, por exemplo, alojamento e alimentação, também cresceu.
Agropecuária
Após três trimestres com taxas positivas, a agropecuária recuou 0,9%. O desempenho negativo veio das culturas que têm safra relevante no trimestre e tiveram queda de produção, como a cana-de-açúcar e a mandioca.