Sábado, 11 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Pioneiro da pesquisa sobre arte cemiterial recebe DHC do Grupo Educacional Facinepe

Compartilhe esta notícia:

CEO do Grupo Educacional Facinepe outorga o título ao pesquisador. Foto: divulgação

Na noite de ontem (09), o Grupo Educacional FACINEPE realizou a entrega do título de Doutor Honoris Causa para o historiador gaúcho Harry Rodrigues Bellomo. A cerimônia ocorreu na sede do Grupo, em Porto Alegre, e reuniu amigos, ex-colegas de faculdade, de trabalho, alunos e familiares do pesquisador. A honraria é a maior distinção oferecida por uma instituição de ensino a pessoas eminentes.

Durante o discurso, o CEO do Grupo, Prof. Dr. Faustino Júnior, disse estar lisonjeado em poder conceder o título a uma figura tão imponente no ramo de pesquisa quanto Prof. Harry. “O Grupo Educacional Facinepe, em nome de uma de suas instituições, a Faculdade Centro Sul do Paraná, sente-se honrado em ter acatado por unanimidade a indicação de agraciá-lo com o título de Doutor Honoris Causa em História, o que o torna professor emérito do grupo de professores da instituição. Agradeço também sua magistral aula e toda a sua contribuição para a História, não só do Rio Grande do Sul, mas também de todo o Brasil”, homenageou o CEO.

O historiador, de 81 anos, dedicou o título à família. “Esta jornada ao longo da vida é muito difícil se for feita sozinho, por isso é preciso um suporte afetivo. Agradeço ao exemplo da minha avó, Arzselinda, que, mesmo paralítica durante 40 anos, nunca deixou de fazer suas tarefas. Aos meus pais, que nortearam suas vidas a duas vocações fundamentais: a família e o trabalho. A minha família, que é o suporte afetivo da minha atuação na minha vida profissional e pessoal”, destacou Harry.

O diretor do Grupo, Prof. Dr. Thiago Nicolau de Araújo, fez deferência à trajetória de vida e à produção acadêmica do historiador. “Minha experiência com Prof. Harry iniciou ainda na graduação, quando iniciei minha pesquisa sobre cemitérios. Prof. Harry é o pioneiro na pesquisa cemiterial no Brasil. Na época, em 1996, havia cerca de 15 pessoas pesquisando sobre o assunto. Hoje, existe mais de uma centena no país, e todos são inspirados na obra do Prof. Harry”, ressalta o ex-aluno do homenageado e diretor do Grupo.

O colega de pesquisa, filósofo, historiador e pesquisador da história da música erudita no Rio Grande do Sul, Prof. Décio Andreotti, também prestou homenagem ao pesquisador e conta como o conheceu. “Sob as companhias líricas que vieram ao Estado, aconteceram namoros e casamentos. Houve quem se integrasse à companhia itinerante e houve quem ficasse na cidade. Em Santa Vitória do Palmar, numa das companhias líricas que lá passaram, tinha um cantor tenor: Adolfo Rodrigues, nascido em Montevideo, namorou e casou com Teodora Joaquina Correa, filha de abastado fazendeiro, família tradicional, pais de Adolfo Correa Rodrigues, casado com Arzelinda Cardozo de Oliveira, pais da Prof. Dilza, casada com Paulino Bellomo Filho, pais de Harry Bellomo Rodrigues, o elogiado professor de História da PUCRS e da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, famoso expert em funerária, casou com Prof. Leila Rosa Bento, ambos, meus amigos de mais de meio século, por isso, fui padrinho de casamento. Portanto, eu, Décio Andreotti, sou orgulhoso e predestinado padrinho do bisneto de integrante de companhia lírica. Já estava escrito“, lê o trecho de um seus livros dedicado ao amigo.

Professor Harry Bellomo formou-se em História e Geografia, especializou-se em Cultura Brasileira, História da Arte, tornou-se mestre em História do Brasil pela PUC/RS. Entre suas principais publicações estão: Cemitérios do Rio Grande do Sul – Arte, Ideologia e Sociedade, Rebeliões Coloniais, Historiografia Colonial, Geografia do Rio Grande do Sul, Os Barões Assinalados e A Herança Açoriana. Iniciou sua carreira profissional em 1956, na Escola Senac de Porto Alegre e aposentou-se como professor titular do departamento de História da PUC/RS.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Outback presenteia clientes com 1 milhão de aperitivos
Hambúrguer Gourmet é tema da terceira aula do Banquete – Experiências Gastronômicas
https://www.osul.com.br/pioneiro-da-pesquisa-sobre-arte-cemiterial-recebe-dhc-do-grupo-educacional-facinepe/ Pioneiro da pesquisa sobre arte cemiterial recebe DHC do Grupo Educacional Facinepe 2016-05-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar