Terça-feira, 22 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 21 de abril de 2025
Um incêndio seguido de explosão deixou 14 funcionários feridos na plataforma PCH-1, na Bacia de Campos, no Norte Fluminense, na manhã dessa segunda-feira (21). Todos sofreram queimaduras. Um dos empregados chegou a cair no mar.
A informação é do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) e confirmada pela Petrobras. Os feridos foram levados para hospitais de Campos e Macaé.
O incidente aconteceu por volta das 7h25, e as chamas foram rapidamente controladas. Ainda segundo o sindicato, o trabalhador que caiu no mar foi resgatado com queimaduras. No momento da explosão, 176 pessoas estavam na plataforma.
Imagens feitas por navios que estavam próximos mostram uma densa fumaça que tomou conta da plataforma. Ela fica a cerca de 130 quilômetros da costa da cidade de Macaé.
Em nota, o Sindipetro-NF reforçou sua solidariedade ao trabalhador ferido e sua luta por condições dignas, seguras e humanas para todos os petroleiros e petroleiras. Disse ainda que acompanha com preocupação mais um grave episódio e que tem denunciado sistematicamente, ao longo dos últimos anos, a falta de investimentos em manutenção e na integridade das plataformas da Bacia de Campos.
“Infelizmente, o que vemos hoje são as consequências práticas do desmonte da indústria nacional do petróleo. O sucateamento da Bacia de Campos, além dos prejuízos econômicos, coloca em risco a vida dos trabalhadores. Não é por acaso que acidentes como esse têm se tornado mais frequentes”, afirmou Sérgio Borges, diretor do Sindipetro-NF.
A Petrobras disse que o incêndio foi controlado pelas equipes de emergência e que “a plataforma não produz petróleo desde 2020”.
A empresa informou ainda que o homem que caiu no mar se encontra em atendimento hospitalar em terra, consciente e estável. E que os outros feridos também recebem atendimento médico.
Nota da Petrobras
“Com relação ao incêndio, já debelado na manhã dessa segunda-feira (21), na plataforma PCH-1 (Cherne 1), na Bacia de Campos, a cerca de 130 km da costa de Macaé, no Rio de Janeiro, a Petrobras informa que o trabalhador resgatado no mar se encontra em atendimento hospitalar em terra, consciente e estável. Outros 13 trabalhadores que prestam serviço para a companhia foram classificados como feridos e também estão recebendo atendimento em hospital da região.
A plataforma não produz petróleo desde 2020. As demais pessoas que estão a bordo de PCH-1 estão bem. Uma comissão será formada para apurar as causas do incidente.”