Terça-feira, 07 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 6 de março de 2022
Um grande time de brasileiras está em Paris, na França, acompanhando a semana de moda, que voltou a ser presencial e termina na próxima terça-feira (8). Entre elas, Anitta está como convidada VIP de alguns desfiles e neste domingo (6) assistiu ao de Balenciaga e de Valentino. Em ambos, foi ovacionada pelo público ao chegar.
O primeiro, que ocorreu às 7h30 (horário de Brasília) foi da marca Balenciaga, comandada por Demna Gvasalia, natural da Georgia, país vizinho à Ucrânia, e do qual saiu aos 12 anos, na década de 1990, fugindo da guerra civil.
Não deu outra, na apresentação da Balenciaga, que fez nevar na passarela, o criador colocou modelos de vestidos azul e amarelo, cores da Ucrânia no fim. O estilista publicou um manifesto sobre a guerra. “A guerra na Ucrânia desencadeou a dor de um trauma passado que carrego em mim desde 1993, quando a mesma coisa aconteceu em meu país natal e me tornei um refugiado para sempre. Para sempre, porque isso é algo que fica em você. O medo, o desespero, a percepção de que ninguém quer você”, escreveu o estilista.
Ao chegar ao desfile, a cantora, agora ruiva, vestida com um blazer de formato amplo e estruturado e uma bota preta de 1 metro de comprimento da marca, foi aclamada pelo público.
E como o tema são as passarelas, ao ser perguntada se ela teria algum surto fashion. Anitta admitiu que quando sai com a amiga e fashionista Marina Morena, afilhada de Gilberto Gil, passa dos limites: “Posso chamar de surto o que acontece quando saímos juntas”.
A cantora percebeu ainda que o clima da cidade diferente por conta da guerra da Rússia contra a Ucrânia e falou ainda sobre o posicionamento das marcas sobre invasão. “Não tem como não sentir (o clima de guerra). Não posso generalizar o posicionamento da moda nem falar em nome da indústria, mas vi alguns posicionamentos e gostei deles”, disse.
Horas mais tarde, já com outra roupa – um vestido curto amarelo brilhante e um casaco preto – o mesmo fenômeno ocorreu na chegada da cantora ao desfile da grife Valentino. As pessoas do lado de fora não pararam de gritar seu nome até que ela tivesse entrado no show. Muitos pediam para tirar uma foto com ela, que retribuía, com simpatia.
A marca italiana trouxe coleção pink e preta. “Pink é a cor do amor, da comunidade, da energia e da liberdade”, explicou a marca, conhecida por difundir o vermelho há muitos anos, em uma publicação no Instagram. Do lado de fora, com a presença da cantora, o coro era um só: “Anitta, Anitta, Anitta”.