Ícone do site Jornal O Sul

Polícia Civil gaúcha desarticula esquema de venda de dados de clientes de empresa de telefonia

Agentes cumpriram 22 mandados de busca e apreensão (Foto: PC/Divulgação)

A Polícia Civil gaúcha deflagrou na manhã desta quarta-feira (13) a Operação Spy II para desarticular um esquema criminoso que invadiu o sistema de informática de uma empresa de telefonia. Os policiais cumpriram 22 mandados de busca e apreensão em Porto Alegre, Cachoeirinha e Santa Catarina.

Segundo a delegada Sílvia Coccaro de Souza, a ação, que é um desdobramento da Operação Spy, deflagrada em dezembro de 2014, está mais expandida do que a anterior, já que foi feito um levantamento através de escutas e quebra de dados durante um ano, resultando em uma quantidade maior de envolvidos.

Conforme  Sílvia, o esquema funcionava através da instalação de software malicioso nos servidores da empresa vítima, para ter acesso ao banco de dados da companhia. De posse dessas informações, o grupo criminoso vendia os dados dos clientes da empresa para concorrentes.

Os crimes investigados são estelionato, concorrência desleal, invasão de dispositivos cibernéticos, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Durante a ação, os policiais apreenderam computadores, hd’s, pendrives, celulares, veículos, modens e documentos relacionados ao esquema criminoso. Cerca de 80 policiais civis participaram da operação. O material apreendido foi encaminhado para análise.

Sair da versão mobile