Três homens foram presos durante diligências da Polícia Civil na noite de quarta-feira (30) na zona Leste de Porto Alegre. A ação da Delegacia de Repressão ao Roubo de Veículos do Deic (Departamento de Investigações Criminais) foi coordenada pelos delegados Adriano Nonnenmacher e Marco Guns e aconteceu na avenida Nilo Peçanha.
Após investigações anteriores indicarem a ação de assaltantes na posse de um veículo VW UP clonado, agindo nas noites de Porto Alegre praticando vários roubos de veículos.
Nas buscas, duas equipes da delegacia especializada se depararam com o veículo, por volta das 22h30min. No momento da aproximação, o veículo tripulado com três pessoas fugiu em alta velocidade, e após intenso acompanhamento, os homens atiraram contra uma das viaturas, quase atingindo a cabeça de um policial.
Os policiais revidaram e dois criminosos foram alvejados, um adulto e um adolescente. O adulto foi hospitalizado em estado grave no Hospital de Pronto Socorro e o adolescente medicado e liberado. Todos tinham antecedentes por crimes patrimoniais.
Foram apreendidos na ação um revólver calibre 44, municiado e com dois estojos deflagrados e um simulacro de pistola. Foi recuperado o veículo VW UP, 2015, roubado na zona leste da Capital no dia 20 de agosto.
Segundo os delegados Guns e Nonnenmacher, foi mais uma ação pontual importante da especializada contra alvos de alta periculosidade e que são contumazes na prática de roubos.
Os alvos são suspeitos também de uma tentativa de latrocínio ao abordarem um motorista no dia 28 na capital, ainda sob investigação da DRV.
Segundo o delegado Sander Cajal, diretor de Investigações do Deic, foi uma ação técnica e de extremo risco, resultando êxito na prisão dos alvos.
Com esta ação, a Especializada chega a 144 presos no ano e 164 veículos recuperados/retidos, patrimônio avaliado em cerca de três milhões e meio de reais.