Ontem (23) a Polícia Civil descobriu um local com uso ilegal para minerar a criptomoeda bitcoin, usada pelo tráfico, no bairro Cascata, Porto Alegre. Foi deflagrado no local um laboratório clandestino, com possíveis indícios de atuação no narcotráfico. Um homem foi preso no local, o qual fazia a segurança.
De acordo com a Delegacia de Repressão à Lavagem de Dinheiro, foram verificados alguns indícios de práticas que poderiam estar relacionadas à lavagem de dinheiro, por conta a integração de capital que provinha do mercado de venda de drogas e pagamento de distribuidores de narcóticos, mediante ao dinheiro virtual, que poderiam até mesmo ter envolvimento internacional.
De acordo com o Diretor-Geral do Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc), Wladimir Urach, “a ação evidencia a necessidade de as forças policiais atuarem de maneira especializada, mormente diante de novas tecnologias que facilitam a expansão do crime organizado.” Os equipamentos apreendidos valem em torno de R$ 150 mil e como puderam analisar os delegados presentes na ação, a movimentação das moedas pode movimentar em torno de R$ 500 mil.