Quinta-feira, 17 de abril de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Polícia Federal abre investigação sobre contas eleitorais de Dilma

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Stuckert Filho/PR)
[responsivevoice_button voice='Brazilian Portuguese Female' buttontext='Ouça essa notícia clicando aqui']

A PF (Polícia Federal) iniciou no início deste mês uma investigação sobre supostas irregularidades nas contas de campanha da presidenta Dilma Rousseff nas eleições do ano passado. O inquérito foi aberto no último dia 7 de outubro a pedido do ministro Gilmar Mendes, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), com base em suspeitas levantadas na Operação Lava-Jato. As contas, que relacionam receitas e despesas de campanha, foram aprovadas com ressalvas em dezembro do ano passado, mas, em agosto, Mendes pediu à PF e à Procuradoria Geral da República novas apurações.

Para o ministro, há suspeita de que parte do dinheiro desviado de contratos da Petrobras foi devolvido em forma de propina ao PT por meio de doação de campanha ao partido e à campanha presidencial. Ele também vê indícios de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, que poderiam, na avaliação dele, levar à abertura de ação penal.

Na época dos pedidos, a defesa da campanha de Dilma afirmou que as contas aprovadas pelo TSE mostram que a prestação está dentro da legalidade “e a suspeita levantada pelo ministro, de que doações oriundas de empresas investigadas pela Operação Lava Jato sejam decorrentes de corrupção, é frágil”. Na avaliação dos advogados da legenda, “as mesmas suspeitas deveriam recair sobre todas as campanhas que receberam doações dessas empresas”.

O partido tentou derrubar as novas apurações junto ao TSE, mas teve o pedido negado pela ministra Maria Thereza de Assis Moura no dia 6 de outubro, um dia antes de a PF abrir a investigação. (AG) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Lula sugere que empresário usou seu nome para conseguir propina
Terremoto atinge noroeste da Argentina
https://www.osul.com.br/policia-federal-abre-investigacao-sobre-contas-eleitorais-de-dilma/ Polícia Federal abre investigação sobre contas eleitorais de Dilma 2015-10-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar