Domingo, 22 de dezembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Polícia Federal apreende armas em endereço de desembargador durante operação que apura venda de sentenças no Tocantins

Compartilhe esta notícia:

PF investiga suposta lavagem de dinheiro no Poder Judiciário do Tocantins. (Foto: Divulgação)

A Polícia Federal apreendeu armamento durante o cumprimento de mandado de buscas em um endereço do desembargador João Rigo Guimarães, em Araguaína, no norte do Tocantins. Ele é um dos alvos da operação Máximus na da Polícia Federal, que apura suposta venda de sentenças na Justiça estadual. O mandado no endereço do desembargador foi cumprido nessa sexta-feira (23).

João Rigo é ex-presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins e atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE). Em nota, o TRE-TO informou que não é alvo da operação. O TJ informou que colabora com as informações.

A investigação foi autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Foram dois mandados de prisão preventiva e 60 ordens de busca e apreensão, sendo cumpridos nos estados de Tocantins, Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Distrito Federal. A ação foi chamada de operação Máximus.

Mandados foram cumpridos no Fórum de Palmas e na sede do Tribunal de Justiça do Tocantins, além de dezenas de endereços na capital. Procuradores do Estado e chefes de órgãos públicos do executivo são alvos de buscas, além de advogados.

Também foram determinadas medidas cautelares como o afastamento de cargo público, o sequestro e a indisponibilidade de bens, direitos e valores dos envolvidos.

A investigação apura os crimes de corrupção ativa, exploração de prestígio, lavagem de dinheiro e organização criminosa. O nome da operação faz referência à personagem do filme Gladiador (Máximus), que lutou contra a corrupção na cúpula do poder no Império Romano.

Mais prisões

No âmbito da operação Máximus também foram presos nessa sexta Thales André Pereira Maia, filho do desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins. O outro detido foi o advogado Thiago Sulino de Castro, que teria ligações com o gabinete de uma desembargadora.

Operação Fames-19

Há apenas três dias a Polícia Federal realizou outra operação no Tocantins, apurando suposto desvio de dinheiro público por meio da distribuição de cestas básicas durante a pandemia de Covid-19. Houve apreensão de dinheiro no Palácio Araguaia e na casa do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), que é um dos alvos. Dois filhos dele e a primeira dama também são investigados.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Justiça determina apreensão de bens de Jair Renan Bolsonaro
Governo prevê aumento de impostos caso as propostas aprovadas pelo Senado sejam insuficientes para compensar a perda de receita com a desoneração da folha de pagamentos no ano que vem
https://www.osul.com.br/policia-federal-apreende-armas-em-endereco-de-desembargador-durante-operacao-que-apura-venda-de-sentencas-no-tocantins/ Polícia Federal apreende armas em endereço de desembargador durante operação que apura venda de sentenças no Tocantins 2024-08-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar