Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Polícia Federal apura nova joia nos Estados Unidos durante investigação sobre Bolsonaro

Compartilhe esta notícia:

A PF investiga se Jair Bolsonaro se apropriou indevidamente de joias milionárias dadas pela Arábia Saudita ao governo brasileiro.

Foto: Isac Nóbrega/PR
Ao todo, são 37 indiciados pelos investigadores no inquérito aberto no Supremo. (Foto: Isac Nóbrega/PR)

A Polícia Federal (PF) descobriu a existência de uma nova joia cravejada de pedras preciosas que teria sido negociada, nos Estados Unidos, por emissários do ex-presidente Jair Bolsonaro. As informações são da CNN.

Essa nova peça foi descoberta há poucas semanas, após diligências dos investigadores no exterior. Um dos depoentes ligados a uma joalheria em solo americano descreveu o potencial valioso do objeto, cujas gemas poderiam ser extraídas da peça para comercialização.

Esse depoente, no entanto, informou que o negócio acabou não sendo concluído. A suspeita é de que a joia também tenha sido presente de um país do Oriente Médio ao então presidente. Agora, os investigadores da PF querem saber o paradeiro do adorno.

Apurações preliminares indicam que essa joia estava acomodada no mesmo estojo da escultura de palmeira, folheada a ouro, entregue para Bolsonaro em um encontro entre empresários brasileiros e árabes no Bahrein.

O depoimento prestado ainda carece de comprovações. Por isso, colaboradores da Justiça, como o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, devem ser ouvidos nos próximos dias para que sejam colhidos mais detalhes sobre a existência, a origem e também sobre o destino do objeto.

A peça não teria sido alvo da “operação resgate”, em que aliados do ex-presidente teriam recomprado itens vendidos no exterior após o Tribunal de Contas da União (TCU) determinar a devolução dos presentes.

A PF está investigando se Jair Bolsonaro se apropriou indevidamente de joias milionárias dadas pela Arábia Saudita ao governo brasileiro. Jair Bolsonaro já foi indiciado por fraudes em seu cartão de vacinação. A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou apurações complementares e a versão final do relatório, acrescida das mudanças, também está em vias de conclusão.

As diligências que apuram uma possível tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022 devem ser concluídas até julho, segundo a PF. A investigação faz parte de uma ação que tramita em sigilo no Supremo Tribunal Federal (STF). É neste inquérito que se insere a Operação Tempus Veritatis, deflagrada em fevereiro contra aliados próximos a Jair Bolsonaro, além do próprio ex-presidente.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Imunização: mais de 3 mil vacinas aplicadas no fim de semana em Porto Alegre
Proposta dos Estados Unidos para cessar-fogo em Gaza é aprovada no Conselho de Segurança da ONU
https://www.osul.com.br/policia-federal-apura-nova-joia-nos-estados-unidos-durante-investigacao-sobre-bolsonaro/ Polícia Federal apura nova joia nos Estados Unidos durante investigação sobre Bolsonaro 2024-06-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar