Ícone do site Jornal O Sul

Polícia Federal combate contrabando de pessoas em São Paulo

(Foto: Marcelo Camargo/Reprodução Agência Brasil)

A Polícia Federal cumpriu três mandados de prisão, nesta terça-feira (20), relativos a uma operação contra o contrabando de pessoas em São Paulo. Além destes, também foram emitidos outros seis mandados de busca e apreensão para endereços na capital.

A investigação, iniciada em julho de 2018, identificou um esquema para enviar estrangeiros de São Paulo para os Estados Unidos. A interceptação de telefones e e-mails mostrou que o grupo falsificava vistos e passaportes brasileiros em países africanos. A ação contou com a ajuda de autoridades norte-americanas.

No deslocamento, as pessoas eram levadas para São Paulo, de onde eram enviadas para Rio Branco (AC) para fazer a travessia para o Peru. Eles prosseguiam, então, por via terrestre, até a fronteira do México com os Estados Unidos. Entre os imigrantes que teriam sido enviados aos Estados Unidos estão dois somalis presos pela polícia norte-americana sob a suspeita de terrorismo.

Segundo o delegado Milton Fornazari, a capital paulista é atualmente um ponto fundamental para imigrantes de outros continentes que pretendem entrar ilegalmente em solo norte-americano. “O que nós identificamos é que hoje a maior rota para a imigração ilegal para os Estados Unidos se inicia em São Paulo. São Paulo é a porta de entrada no Continente Americano para essa rota terrestre de imigrantes que vem de outros continentes”, salientou.

Sair da versão mobile