Sábado, 12 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 8 de abril de 2025
Os policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão na residência de um investigado
Foto: PF/DivulgaçãoA PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta terça-feira (8), a Operação Odium para combater os crimes de ódio, xenofobia e apologia ao nazismo em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos.
Os policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão na residência de um homem que seria o responsável por manter um perfil em uma rede social que estaria propagando esses crimes. O celular dele foi apreendido.
As investigações iniciaram a partir de uma denúncia anônima recebida pela Ouvidoria da PF dando conta de que material impresso contendo discurso de ódio estaria sendo distribuído em Novo Hamburgo, além de cartazes com conteúdo racista e de apologia ao nazismo.
“A ação visa impedir a continuidade das ações delitivas, assim como desarticular células extremistas ligadas às temáticas racista e neonazista voltadas à disseminação de discurso de ódio e atos violentos”, informou a PF.
Segundo a corporação, o homem investigado já possui diversos indiciamentos na PF e na Polícia Civil por racismo. Ele não foi preso.