Sábado, 26 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 12 de novembro de 2015
O prejuízo causado pelas irregularidades na Petrobras descobertas pela Operação Lava-Jato pode chegar a 42,8 bilhões de reais, de acordo com o laudo de perícia criminal anexado pela PF (Polícia Federal) em um dos processos da ação. A Lava-Jato investiga um esquema de corrupção, desvio e lavagem de dinheiro envolvendo funcionários do alto escalão da petrolífera, diretores das maiores empreiteiras do País e operadores.
Conforme a investigação, as empreiteiras se organizavam em cartel para vencer licitações e se beneficiar de aditivos aos contratos. Essas empresas pagavam propina a diretores e gerentes da Petrobras, operadores e a partidos políticos como PP, PT e PMDB por doação eleitoral. As legendas negam ter recebido dinheiro ilícito.
Oficialmente, a Petrobras considera, até o momento, um rombo de 6 bilhões de reais. O Ministério Público Federal, contudo, estimava em outubro que o prejuízo passaria de 20 bilhões de reais. A nova projeção de 42 bilhões de reais tem como base uma tabela com os pagamentos indevidos envolvendo as empresas investigadas pela operação.