Ícone do site Jornal O Sul

Polícia Federal investiga desvio de recursos públicos da educação em Cachoeirinha

A PF investiga a aquisição de 321 lousas interativas, com valor aproximado de R$ 10 milhões. (Foto: PF/Divulgação)

A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (14), a Operação Rêmora para investigar desvio de recursos públicos, corrupção ativa e passiva e crimes licitatórios que teriam sido praticados a partir da aquisição de equipamentos para escolas em Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão, expedidos pelo TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), em Cachoeirinha, Porto Alegre, Lajeado, Guaporé e Estrela. Entre os alvos da ação, está uma empresa de tecnologia.

A PF investiga a aquisição de 321 lousas interativas, com valor aproximado de R$ 10 milhões, realizada pela prefeitura de Cachoeirinha no segundo semestre de 2022.

“A investigação iniciou em novembro de 2023, a partir de notícias publicadas pela imprensa e apontamentos em relatórios de auditoria do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul. As informações indicam que a empresa de tecnologia investigada foi contratada por diversas prefeituras do Rio Grande do Sul por meio de adesões a atas de registro de preço”, informou a PF.

“O trabalho da Polícia Federal identificou alvos comuns com a Operação Conexão, da Polícia Civil, resultando na execução coordenada de parte dos mandados de busca e apreensão cumpridos nesta quinta-feira, de acordo com a esfera de atuação de cada instituição”, prosseguiu a corporação.

Sair da versão mobile