Segunda-feira, 28 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 8 de novembro de 2015
O sindicalista ligado ao PT e diretor da Oi José Zunga Alves de Lima está sendo investigado pela PF (Polícia Federal) no âmbito da Operação Lava-Jato, informou reportagem do jornal Valor Econômico. A investigação é em razão da suspeita de tráfico de influência em 2013, no governo federal, para atender interesses das empreiteiras Odebrecht e Andrade Gutierrez, envolvidas no escândalo da Petrobras.
A reportagem diz que, na investigação sigilosa, o diretor da Oi é descrito como um contato com trânsito no alto escalão do governo. Até setembro deste ano, a empreiteira Andrade Gutierrez esteve no bloco de controle da Oi desde a privatização do sistema Telebras em 1998.
Zunga, que é ex-dirigente da CUT (Central Única dos Trabalhadores) do Distrito Federal, foi indicado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2008 como conselheiro consultivo da Anatel, representando a sociedade civil, mas, em 2010, ele foi afastado pela Justiça Federal por ocupar um cargo na Oi. De acordo com a PF, ele prestou assessoria à GameCorp, empresa de Fábio Luís Lula da Silva, filho de Lula.
A Oi informou desconhecer qualquer atuação dele para terceiros e diz que Zunga nega “peremptoriamente” qualquer acusação. (AE)