Sábado, 26 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Polícia Federal mira fraudes em benefícios do INSS destinados a venezuelanos em Roraima

Compartilhe esta notícia:

Segundo a PF, foi identificada a atuação de diversos grupos criminosos, organizados e independentes, que obtinham o benefício de forma fraudulenta. (Foto: Divulgação)

A Polícia Federal (PF) realizou na quinta-feira (24) duas operações contra fraudes no Benefício Assistencial à Pessoa Idosa (BPC-Loas), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), destinado a venezuelanos em Roraima e contra fraudes na concessão de benefícios sociais, como o Auxílio Brasil, Bolsa Família e Auxílio Gás no Maranhão.

Em Roraima, a Operação Cessatio cumpriu 14 mandados de busca e apreensão nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, atingindo oito investigados, incluindo sete escritórios de advocacia. As investigações tiveram início após denúncias sobre beneficiários que não residiam no Brasil. Segundo a PF, foi identificada a atuação de diversos grupos criminosos, organizados e independentes, que obtinham o benefício de forma fraudulenta.

“Agenciadores cooptavam idosos venezuelanos ainda na Venezuela, falsificavam documentos e cadastros para garantir o acesso ao BPC-Loas. Após isso, muitos retornavam ao país de origem, mas continuavam recebendo o benefício irregularmente”, informou a polícia.

Foi determinado pela Justiça o bloqueio de bens e valores dos investigados totalizando cerca de R$ 16 milhões. Entre os investigados está um delegado da Polícia Civil aposentado, suspeito de garantir centenas de benefícios irregulares, segundo a PF.

Esta é a sexta operação da PF em Roraima para combater fraudes na concessão do BPC. Os investigados poderão responder por estelionato majorado, associação criminosa e outros crimes que surgirem no curso das apurações.

Já no Maranhão, servidores públicos são investigados por suspeita de inserir dados falsos no CadÚnico, incluindo registros de pessoas já falecidas, para desviar recursos do Auxílio Brasil e outros programas sociais. Intitulada de Mortos Vivos, a operação foi mobilizada para o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão, uma de prisão preventiva e três de afastamento das funções públicas.

“As investigações revelaram que indivíduos residentes no Estado do Pará – muitos dos quais já estavam falecidos à época do registro – foram indevidamente inseridos no CADÚNICO por servidores públicos municipais de São Luís/MA e São José de Ribamar/MA. Essas inserções irregulares possibilitaram o recebimento indevido dos benefícios, gerando prejuízos aos cofres públicos”, informou a PF. As informações são do jornal O Globo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Trump diz que o Brasil “sobrevive” e “ficou rico” cobrando tarifas sobre os Estados Unidos
Juristas e ex-ministros lançam manifesto que pede regras para redes sociais
https://www.osul.com.br/policia-federal-mira-fraudes-em-beneficios-do-inss-destinados-a-venezuelanos-em-roraima/ Polícia Federal mira fraudes em benefícios do INSS destinados a venezuelanos em Roraima 2025-04-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar