Quarta-feira, 13 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 11 de novembro de 2024
A captura foi feita após uma denúncia de que ele estava no Paraná.
Foto: Joédson Alves/Agência BrasilA Polícia Federal (PF) prendeu no último sábado (9), no Paraná, um condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por participação nos atos extremistas de 8 de janeiro de 2023. Ele estava foragido. O homem fugiu em abril deste ano para a Argentina e quando voltou ao Brasil foi localizado por policiais em Cascavel (PR). A captura foi feita após uma denúncia de que ele estava na cidade.
No mês passado, o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou, após pedido da PF, a extradição de 63 brasileiros envolvidos nos ataques antidemocráticos que estão foragidos na Argentina. Em junho deste ano, o governo argentino enviou ao Brasil uma lista com cerca de 60 nomes de pessoas procuradas pela Justiça brasileira que estavam em seu território. Na época, a PF iniciou a elaboração do pedido de extradição enviado ao STF.
Os investigados e condenados pelos atos usaram vias fluviais e terrestres, incluindo longos deslocamentos a pé, para escapar da Justiça brasileira e buscar abrigo em países vizinhos, especialmente na Argentina. Até o momento, o Supremo condenou 265 pessoas por participação nos atos do 8 de janeiro, sendo 223 foram condenadas por crimes mais graves, em razão da depredação do patrimônio, e 42 por crimes mais leves, pela incitação ao golpe após se recusar a fechar acordos. O Supremo também validou acordos com 476 acusados e absolveu quatro pessoas. Até o dia 18 de novembro, mais 15 pessoas serão julgadas pelos crimes mais leves após se recusarem a firmar acordos.