Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 9 de dezembro de 2015
A Operação Mare Clausum, da PF (Polícia Federal), desarticulou nessa terça-feira uma quadrilha que fraudava empréstimos consignados da Caixa Econômica Federal. Em seis meses, a investigação descobriu irregularidades em pelo menos 90 contratos. De acordo com informações da PF, o prejuízo estimado é de 3 milhões de reais e os titulares eram militares reformados e pensionistas da Marinha do Brasil.
Conforme a polícia, a quadrilha acessava o portal de consignações da Marinha e prometia a quitação dos empréstimos com a instituição. Dessa forma, convencia os devedores a entrarem no esquema para poder obter novos financiamentos em outros bancos. Mas, conforme a PF, os empréstimos originais com a Caixa não eram pagos, porém, com a participação de funcionários da instituição, eram zerados no sistema bancário.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e decretado pela Justiça o bloqueio de contas bancárias. Os quatro investigados estão impedidos de deixar o País. Dependendo da participação de cada um no esquema, responderão pelos crimes de associação criminosa, inserção de dados falsos em sistema de informações, estelionato e peculato. A operação levou o nome de Mare Clausum por ser, segundo a PF, “um termo legal utilizado no direito internacional significando um mar fechado, sujeito à navegação exclusiva de um país”. (Cristina Indio do Brasil/ABr)