Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 25 de outubro de 2023
Doze investigados foram alvo desta fase da ação
Foto: PF/DivulgaçãoA PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (25), a 19ª fase da Operação Lesa Pátria com o objetivo de identificar e prender pessoas que participaram, financiaram ou incentivaram os atos extremistas que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro.
Doze investigados foram alvo desta fase da ação. Os policias cumpriram cinco mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão em Cuiabá (MT), Cáceres (MT), Santos (SP), São Gonçalo (RJ) e Brasília. As ordens judiciais foram expedidas pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
Entre os alvos dos mandados de busca e apreensão, está Leonardo Rodrigues de Jesus, o Léo Índio, primo dos três filhos mais velhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em 8 de janeiro, ele postou uma foto na rampa do Congresso Nacional. No fim daquele mês, a PF já tinha feito buscas em endereços de Léo Índio em Brasília e no Rio.
Os crimes apurados são: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo.