Sexta-feira, 04 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 4 de agosto de 2017
A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (04), a Operação Curvas para combater crimes ambientais praticados no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Os agentes cumpriram quatro mandados de busca e apreensão no município de Mampituba. O ex-prefeito Pedro Juarez da Silva (PMDB) foi preso em flagrante por posse de um revólver calibre 38 com a numeração raspada.
As investigações, iniciadas em 2016, apuraram que dois servidores da prefeitura do município constituíram uma empresa em nome de terceiros para a comercialização de fragmentos de rocha conhecidos como “seixo”, utilizados para paisagismo. Essas pedras eram extraídas a partir do desassoreamento do rio Mampituba, realizado pela prefeitura, e comercializadas pela empresa.
A licença expedida pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para a realização do desassoreamento veda expressamente a comercialização do mineral oriundo da extração. Além disso, há a obrigatoriedade de licença do Departamento Nacional de Produção Mineral, que a prefeitura não possuía.
A prefeitura de Mampituba informou, por meio de nota, que não havia sido notificada da operação da PF e que “se coloca à disposição no que for preciso para colaborar para a investigação”.